Projeto Anual PET-Física Unifap

Informações do Planejamento

IES: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Grupo:  FÍSICA Curso específico PT UNIFAP 8301517 

Tutor:  MARCELO RICARDO SOUZA SIQUEIRA 

Ano: 2023

Somatório da carga horária das atividades: 500

Situação do Planejamento: Homologado pelo CLAA

Considerações finais: Neste ano manteremos as ações “Físicos da Alegria”, “Apostilas de Física” e “Vídeo aulas Pet FísicaUNIFAP”. Foram inseridos “Iniciação científica do PET Física” e “Introdução à programação em Python e R”. Além disso, muitas atividades que estavam com 150 horas durante o ano tiveram sua CH redistribuída para 100 horas, pois isso é considerado suficiente, desde que trabalhado de forma adequada. Esta nova distribuição de atividades para 2023 abraça iniciativas que passam pelo ensino, pesquisa e extensão e mostram-se mais igualmente ajustadas a este tripé. Acredita-se que os objetivos serão atingidos de maneira satisfatória e que este projeto será bem sucedido com esta estrutura.

Resultados gerais: Segue o resumo das metas e ações propostas, assim como os resultados que se espera obter: 1. Promover o uso de programação e TICs nas atividades do curso de Física, como solução de exercícios, trabalhos, pesquisas, seminários e até discussões pertinentes ao curso; 2. Participação dos bolsistas do PET em projetos de pesquisa do tutor e de professores colaboradores, e a interação destes com pesquisadores externos. Participação contemplada por escrita e preparação de artigo para a submissão, análise de QUALIS e Fator de Impacto e discussões sobre forma de financiamento de projetos; 3. Atividades de extensão e divulgação científica, como seminários, visitas em escolas, minicursos, exibição de filmes e documentários e produção de conteúdo digital. 4. Incrementar e modernizar a formação do licenciado em Física em nossa instituição, trabalhando um profissional mais moderno, crítico e versátil, capaz de trabalhar a ciência da física no mesmo nível dos grandes centros do mundo, usando tecnologia atual e sua formação conceitual sólida; 5. Convocar a comunidade local a repensar a forma de fazer Física, se atualizar e interagir mais avidamente com profissionais da física e de outras áreas, na UNIFAP e outras universidades dentro e fora do Estado do Amapá, com o objetivo de promover a interdisciplinariedade.

 

Atividade - Introdução à programação em Python e R

Carga Horária

100

Data de Início da Atividade

09/01/2023

Data Fim da Atividade

22/12/2023

Descrição/Justificativa: O tutor irá trabalhar de maneira prática o método científico e inserir os educandos em discussões científicas de física aplicada e ensino de física, complementando a sua formação acadêmica. Este tipo de iniciativa vai além das estruturas curriculares convencionais, uma vez que a grade curricular e o Projeto Político do Curso (PPC) não enxergam a participação dos estudantes em pesquisa científica como uma prioridade. Desta maneira, esta ação irá de fato completar o tripé ensinopesquisa-extensão, nos moldes do que solicita a legsilação do PET e o regimento da UNIFAP.

Objetivos: 1) Inserir os estudantes nas discussões científicas correntes sobre física de materiais e ensino de física; 2) Trabalhar a iniciação científica no âmbito do PET, desenvolvendo o pensamento crítico e a metodologia científica dos estudantes; 3) Estimular a leitura de artigos científicos por parte dos alunos; 4) Utilizar o arcabouço aprendido através da programação em Pyhton e R para o processamento de dados, tomada de decisões e escrita de artigos científicos; 5) Inserir os alunos, ainda na graduação, nas publicações científicas associadas a projetos de pesquisa desenvolvidos pelo tutor.

Como a atividade será realizada? (Metodologia): Os estudantes serão convidados a ler e discutir a cada duas semanas um artigo científico das áreas em questão. Em princípio, estes estudos serão voltados para a publicação na área de Física Geral e Ensino de Física (Área de Física e Astronomia da CAPES) uma vez que temos uma Especialização em Ensino de Física em nosso departamento e recentemente foi aprovada a adesão do curso de Física da UNIFAP como polo do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Os estudantes ainda poderão participar da edição dos textos, preparação de manuscrito para submissão às revistas de interesse observando o escopo, análise de QUALIS e fator de impacto e ainda serão incentivados ao estudo do inglês instrumental. Além disso, a preparação dos manuscritos pressupõe que os discentes tenham treinamento para editar textos em LaTex, uma linguagem de alto nível para produção de textos científicos de alta qualidade, usada no mundo inteiro por profissionais de exatas e naturais. Esse treinamento ocorrerá no mesmo pacote do treinamento das linguagens de programação Python e R, sendo parte da formação básica de um bolsista do PET-Física.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc: 1) Promoção da cultura científica e investigativa da física em nível de graduação; 2) Realização de encontros e seminários semanais, onde os estudantes irão mostrar seus avanços; 3) Publicações de artigos científicos com a participação do tutor e dos estudantes do PET; 4) Interação da nossa comunidade com pesquisadores de outras universidades, dentro e fora do país; 5) Promoção do uso do inglês instrumental por parte dos estudantes.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Reuniões em grupo e relatórios semestrais.

Atividade - iniciação científica do PET Física

Carga Horária

100

Data de Início da Atividade

09/01/2023

Data Fim da Atividade

22/12/2023

Descrição/Justificativa: O tutor irá trabalhar de maneira prática o método científico e inserir os educandos em discussões científicas de física aplicada e ensino de física, complementando a sua formação acadêmica. Este tipo de iniciativa vai além das estruturas curriculares convencionais, uma vez que a grade curricular e o Projeto Político do Curso (PPC) não enxergam a participação dos estudantes em pesquisa científica como uma prioridade. Desta maneira, esta ação irá de fato completar o tripé ensinopesquisa-extensão, nos moldes do que solicita a legsilação do PET e o regimento da UNIFAP.

Objetivos: 1) Inserir os estudantes nas discussões científicas correntes sobre física de materiais e ensino de física; 2) Trabalhar a iniciação científica no âmbito do PET, desenvolvendo o pensamento crítico e a metodologia científica dos estudantes; 3) Estimular a leitura de artigos científicos por parte dos alunos; 4) Utilizar o arcabouço aprendido através da programação em Pyhton e R para o processamento de dados, tomada de decisões e escrita de artigos científicos; 5) Inserir os alunos, ainda na graduação, nas publicações científicas associadas a projetos de pesquisa desenvolvidos pelo tutor.

Como a atividade será realizada? (Metodologia): Os estudantes serão convidados a ler e discutir a cada duas semanas um artigo científico das áreas em questão. Em princípio, estes estudos serão voltados para a publicação na área de Física Geral e Ensino de Física (Área de Física e Astronomia da CAPES) uma vez que temos uma Especialização em Ensino de Física em nosso departamento e recentemente foi aprovada a adesão do curso de Física da UNIFAP como polo do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Os estudantes ainda poderão participar da edição dos textos, preparação de manuscrito para submissão às revistas de interesse observando o escopo, análise de QUALIS e fator de impacto e ainda serão incentivados ao estudo do inglês instrumental. Além disso, a preparação dos manuscritos pressupõe que os discentes tenham treinamento para editar textos em LaTex, uma linguagem de alto nível para produção de textos científicos de alta qualidade, usada no mundo inteiro por profissionais de exatas e naturais. Esse treinamento ocorrerá no mesmo pacote do treinamento das linguagens de programação Python e R, sendo parte da formação básica de um bolsista do PET-Física. 

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc: 1) Promoção da cultura científica e investigativa da física em nível de graduação; 2) Realização de encontros e seminários semanais, onde os estudantes irão mostrar seus avanços; 3) Publicações de artigos científicos com a participação do tutor e dos estudantes do PET; 4) Interação da nossa comunidade com pesquisadores de outras universidades, dentro e fora do país; 5) Promoção do uso do inglês instrumental por parte dos estudantes.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Reuniões em grupo e relatórios semestrais.

Atividade - Físicos da Alegria

Carga Horária

100

Data de Início da Atividade

09/01/2023

Data Fim da Atividade

22/12/2023

Descrição/Justificativa: O Físicos da Alegria é um projeto anual organizado pelo grupo PET Física UNIFAP, que estimula os acadêmicos do curso de Licenciatura em Física para o trabalho social, a criatividade e o trabalho em equipe, além de desenvolver outras aptidões como responsabilidade, organização e respeito. Como estes acadêmicos serão formados para atuarem como professores, é importante que seja trabalhado e desenvolvido a empatia com o próximo destes futuros profissionais. Neste projeto são desenvolvidas apresentações lúdicas de física e arrecadação de material para doações a pessoas carentes.

Objetivos: 1). Despertar o envolvimento social dos acadêmicos; 2). Promover o bem-estar aos beneficiados; 3) Auxiliar com doações de cestas básica para as pessoas que estão passando por dificuldade; 4) Incentivar as pessoas à contribuírem com o projeto; 5). Valorizar o desempenho dos voluntários e os agradecimentos dos beneficiados.

Como a atividade será realizada? (Metodologia): O projeto consiste em arrecadação e doação de cestas básicas através da divulgação de cartazes e vídeos para estimular as pessoas de dentro e fora da universidade a doarem. A divulgação será feita através de redes sociais como Instagram, Facebook e WhatsApp. Esta ação ainda conta com programações para apresentações, mini teatros ao ar livre e divulgação da ciência da Física de maneira simples e divertida para o público em geral. 

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc: 1) Promover o trabalho solidário; 2) Envolver os acadêmicos em tarefas para fora do âmbito acadêmico; 3) Contribuir para a formação do acadêmico em relação a inclusão social.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Reuniões em grupo e relatório semestral.

Atividade - Apostilas de Fisica

Carga Horária

100

Data de Início da Atividade

22/12/2022

Data Fim da Atividade

22/12/2023

Descrição/Justificativa: As apostilas desenvolvidas pelo Pet-Física/UNIFAP buscam facilitar a aprendizagem dos estudantes e o trabalho do professor, disseminando o conhecimento para o maior número de pessoas possíveis, proporcionando um material conciso e didático de fácil acesso e gratuito. Um dos principais objetivos deste trabalho é reduzir as desigualdades na aprendizagem e preencher as mais diversas lacunas de conhecimento que os estudantes possuem na área da Física em nível médio e superior. Neste ano, iremos trabalhar com materiais de ensino superior, complementando a proposta de apostilas e generalizando o trabalho.

Objetivos: 1) Criar materiais de consulta em PDF, repletos de conteúdos, solução de questões e exercícios em geral, tanto para nível médio quanto nível superior; 2) Trabalhar a organização e o esforço coletivo dos estudantes, em direção a construir um material conciso e coerente. 3) Divulgar o material online e buscar parcerias com livrarias de universidades para a publicação do material impresso. 4) Treinar os estudantes para a solução de problemas de física dos mais diversos níveis de dificuldade.

Como a atividade será realizada? (Metodologia): O trabalho consiste no levantamento de assuntos de Física abordados em nível médio e superior de maneira ordenada, garantindo a ancoragem do conhecimento. Em seguida, são elaborados os textos e as questões, todas comentadas e com gabarito. Posteriormente, toda a apostila é revisada. Depois de todos esses processos o material e disponibilizada na página do Pet Física/UNIFAP, assim como em todas as redes sociais do mesmo. Assim que uma apostila fica pronta, o ciclo recomeça para a criação de outra. Na média, lançaremos uma apostila por semestre. 

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc: 1) Preencher lacunas de conhecimento dos estudantes na área da Física; 2) Conseguir disseminar o conhecimento de Física de ensino médio e superior para o maior número de estudantes possível; 3) Elevar o nível de conhecimento dos estudantes de maneira mais rápida e efetiva e também dos acadêmicos envolvidos; 4) Facilitar o trabalho dos professores, disponibilizando material de qualidade para ajudar nas aulas e atividades; 5) Tornar a aprendizagem mais significativa e duradoura para os estudantes.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Reuniões em grupo e relatório semestral.

Atividade - Vídeo aulas Pet Física-UNIFAP

Carga Horária

100

Data de Início da Atividade

09/01/2023

Data Fim da Atividade

22/12/2023

Descrição/Justificativa: O projeto consiste na produção de vídeo aulas de Física tanto nível médio quanto superior, ministrados pelos integrantes bolsistas e o professor tutor. As vídeo aulas serão postadas seguindo um cronograma mensal de 05 vídeos em playlists que seguem uma sequência de temas determinada pelo grupo. Estas iniciativas contribuem gradualmente para minimizar os impactos da pandemia de covid-19 e ajudam a democratizar o conhecimento, uma vez que os vídeos são de acesso gratuito e usam uma linguagem acessível a todos.

Objetivos: 1) Desenvolver uma plataforma de vídeos que busca alcançar alunos de todas as classes sociais; 2) Contribuir com o processo de aprendizado de Física utilizando de uma linguagem de fácil entendimento; 3) Capacitar os acadêmicos do grupo Pet Física-UNIFAP para um novo cenário de processo de ensino.

Como a atividade será realizada? (Metodologia): Os autores dos vídeos irão criar suas aulas usando apresentações de slides ou através de mesa digitalizadora. Os vídeos serão criados e revisados pela equipe antes de postar. A sequência de conteúdos será alocada em playlists de acordo com o tema escolhido pelo apresentador do vídeo e aprovado pela equipe. Espera-se tratar de assuntos complementares e importantes à formação do licenciado em Física da UNIFAP e também complementares à formação do estudante do ensino médio que pretende fazer vestibular. 

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc: O projeto das vídeo aulas do Pet Física-UNIFAP busca aperfeiçoar aqueles que buscam um bom entendimento de como aplicar conceitos de física básica em exercícios. O que se espera é que de alguma forma gerar um impacto no processo de ensino aprendizado. Além disso, busca-se uma boa resposta do público alvo, acadêmicos e alunos de ensino médio.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Reuniões de grupo e relatório semestral.

Rolar para cima