105ª Apresentação de Dissertação do PPGED/UNIFAP

Na tarde do dia 04 de abril de 2024, a mestranda Leonor Barbosa Rocha apresentou sua Dissertação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), sob orientação do Prof. Dr. Adalberto Carvalho Ribeiro, na Linha de Educação, Culturas e Diversidades.

A pesquisa analisou processos socializadores (in)disciplinares na cultura escolar de jovens estudantes da Escola Estadual Professora Risalva Freitas do Amaral. Os resultados apontaram para a efetividade de uma cultura escolar militarizada, com processos socializadores verticais e hierárquicos, porém, os alunos, contraditoriamente, encontram formas de burlar as regras formais. Assim, evidencia-se a força do hibridismo cultural pode ser maior que a tentativa de padronização de comportamentos e condutas.

Após receber parecer favorável da Banca Avaliadora, Leonor destacou a importância existencial do PPGED, favorecendo, o desenvolvimento de estudos e pesquisas na realidade educacional amapaense e da região amazônica. Ressalta que “em vista de sua práxis, não há palavras que possam evidenciar meu agradecimento social, formativo e humano adquirido ao longo deste mestrado”.