VAMOS CONVERSAR SOBRE EDUCAÇÃO, CULTURAS E DIVERSIDADES

O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá promoveu a atividade “Anü Koze” – “Vamos conversar”, ligada à disciplina “Educação, Culturas e Diversidades”, ministrada pelos Profs. Drs. Alexandre Pereira e Arthane Figueirêdo, com a participação do Pós-Doutorando em Educação do PPGED, Prof. Dr. Rogério Maciel. Representantes de movimentos sociais dialogaram sobre suas histórias de vida e os desafios na afirmação de identidades e na luta por direitos.

No dia 15/04, a Anü Koze  teve a participação dos convidados/as:  Prof. Ms. Neto Medeiros (Pedagogo), representante do Movimento Negro no Amapá; Joel Ramos (Psicólogo), sobre acolhimento das diferenças; Rafaela Esteffans (Socióloga) e Thalita Brilhante (Miss Laranjal do Jari), representantes das causas LGBTQIAP+; Prof. Jodoval Costa e Prof. João Batista Pereira, (Deficientes visuais), lutadores pela inclusão de pessoas com deficiência, que abordaram vivências em torno de “Educação, diversidade, inclusão e exclusão social”, destacando desafios para uma educação antirracista, combate à discriminação de gênero e sexualidade, luta anti-capacitista e inclusão de pessoas com deficiência.

No dia 16/04, a Anü Koze discutiu “Processos educativos de grupos historicamente excluídos”, focando em Educação do Campo, Indígena e Quilombola. Participaram: Profa. Ms. Hildete Souza (Pedagoga), com vasta experiência em Educação do Campo; Prof. Ms. Moisés Prazeres (Filósofo e quilombola), professor no Quilombo do Curiaú e Prof. Ms. Maxwara Cardoso (Pedagogo e Indígena), gerente do Núcleo de Educação Indígena (NEI) da SEED.

Trata-se de iniciativa que é parte de um esforço coletivo para promover uma pós-graduação com impacto social no Estado do Amapá. O objetivo foi compreender o papel da educação na inclusão social e perceber diversidades como potencializadoras da superação da exclusão.

Atividades como essas são importantes, pois moldam a feição do Programa em Educação da Universidade Federal do Amapá, que cada vez mais se afirma no seu destino de ser um Programa de Pós-graduação Popular que celebra e luta pela diversidade e inclusão.

Testemunhamos uma atividade permeada pela alegria e pelo afeto, em que os/as participantes foram unidos/as, não apenas pela colaboração intelectual, como também por abraços calorosos que se solidarizam na luta por uma educação mais justa, pública, gratuita, laica e inclusiva.

Estamos provocando uma mudança significativa na realidade da pós-graduação na Universidade Federal do Amapá, e seguimos confiantes de que estamos no caminho certo para um futuro educacional mais justo e inclusivo para todos, todas e todes.