O PPGED/UNIFAP ofertará a Disciplina Trabalho e Educação em Marx, ministrada pelo Prof. Dr. Caio Sgarbi Antunes (UFG)

Observações importantes:

1. O 1º Módulo ocorrerá de 15 a 19 de outubro, Bloco K, Sala 2, Horário: 8h-12;

2. Solicita-se leitura prévia dos textos.

A oferta ocorrerá em dois módulos, no segundo semestre de 2018. O primeiro entre os dias 15 e 19 de outubro. O segundo está previsto para 10 a 14 de dezembro. A carga horária total é de 60 horas.

Estudantes do PPGED/UNIFAP interessados(as) devem preencher requerimento de matrícula e entregar na Secretaria do Programa nos dias 25 e 26 de setembro. Para efetivação da matrícula será necessária autorização do(a) orientador(a). O requerimento de solicitação pode ser acessado aqui: SOLICITAÇÃO DE MATRICULA EM DISCIPLINA.

No período de 15 a 19 de outubro o Prof. Dr. Caio Antunes também fará o lançamento de seu novo livro “A escola do trabalho: formação humana em Marx”. A obra pode ser adquirida em “www.editorapapelsocial.com.br/ciencias-sociais/a-escola-do-trabalho-formacao-humana-em-marx”. Os interessados em comprar a obra podem optar por participar de compra coletiva, informando o interesse no ato da matrícula.

Ementa: Estudo da relação entre as categorias trabalho e educação fundamentado na teoria social desenvolvida por Karl Marx e Friedrich Engels, abordando os seguintes aspectos: ontologia social do trabalho em Marx; processos de trabalho e humanização; objetividade, subjetividade e corporalidade na formação da individualidade social; educação, produção e reprodução do capital; valor e mais-valor; organização social do trabalho sob o modo de produção capitalista; formação e educação subsumida ao capital; medidas programáticas envolvendo a proposta escolar marxiana.

Objetivos: Identificar elementos básicos da Teoria Social desenvolvida por Karl Marx e Friedrich Engels no que concerne à relação entre trabalho e educação.

Conteúdo: Apreender as categorias Trabalho e Trabalho Alienado e seus desdobramentos educacionais/formativos; discutir a relação social da Mercadoria e do Processo de Trabalho e Processo de Valorização e suas dimensões educacionais/formativas; abordar a Jornada de Trabalho e suas dimensões educacionais/formativas; compreender as propostas de educação escolar marxiana.

Metodologia: As aulas serão expositivas e dialogadas, com leitura prévia e discussões de textos.

Avaliação: elaboração de artigos acadêmicos.

Bibliografia Básica:

MARX, Karl. Cadernos de Paris & Manuscritos Econômico-Filosóficos de 1844. Trad. José Paulo Netto e Maria Antónia Pacheco. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

MARX, Karl. Crítica do programa de Gotha. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2012.

MARX, Karl. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. Trad. Mario Duayer e Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Trad. Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2004.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, Livro I, 2013.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Lutas de classes na Alemanha. Trad. Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2010.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. Trad. Álvaro Pina. São Paulo: Boitempo, 1999.

Cronograma de aulas:

Modulo 1: O trabalho como processo educativo.

1ª aula Aula sobre vida e obra de Marx (filme O Jovem Marx)

2ª aula Discussão sobre Trabalho. Textos: Trabalho Estranhado e Comunismo. In: Manuscritos EconômicoFilosóficos, pp. 104-114. Produzir para ter a A Produção Humana In: Cadernos de Paris & Manuscritos Econômico-Filosóficos de 1844, pp. 215-222. Edição em pdf: Cuadernos de Paris, pp. 147-157.

3ª aula Discussão sobre Trabalho Alienado. Texto: Trabalho Estranhado e Propriedade Privada. In: Manuscritos Econômico-Filosóficos, pp. 79-90.

4ª aula Discussão do texto A Mercadoria Texto: A Mercadoria. In: O Capital, pp. 113-158.

5ª aula Discussão do texto O Método da Economia Política. Texto: Introdução. In: Grundrisse, p. 39-64. Edição alternativa: Introdução. In: Contribuição à crítica da economia.

Modulo 2: O trabalho como princípio educativo.

1ª aula Discussão do texto Processo de Trabalho e Processo de Valorização. Texto: Processo de Trabalho e Processo de Valorização. In: O Capital, pp. 255- 275.

2ª aula Discussão do texto A Jornada de Trabalho. Texto: A Jornada de Trabalho. In: O Capital, pp. 305-374.

3ª aula Discussão do texto Manifesto do Partido Comunista. Texto: Prefácios e Manifesto do Partido Comunista. In: Manifesto do Partido Comunista, pp. 37-83.

4ª aula Discussão do texto As Instruções para os Delegados do Conselho Geral Provisório. Texto: As Instruções para os Delegados do Conselho Geral Provisório. In: Obras escolhidas, vol. II, 1985, pp. 79-88.

5ª aula Discussão do texto Crítica do Programa de Gotha. Texto: Prefácio, cartas e Crítica do Programa de Gotha. In: Crítica do Programa de Gotha, pp. 17-47.