Projeto de extensão Libras para a Comunidade realiza formatura de alunos

Aconteceu em Santana no último sábado, 21, a formatura dos alunos do curso Libras, dos campi Marco Zero e Santana.

A Universidade Federal do Amapá ofereceu gratuitamente, no período de maio a novembro de 2015, vagas para o curso básico de Libras nível I, II, e III por meio do projeto de extensão universitária: “Libras para a Comunidade”, com carga horária de 180h.

O projeto é idealizado e coordenado pelo Prof. Melque Lima, do colegiado de letras/Libras-português e está em sua segunda edição, que pelo qual, atendeu uma demanda de mais de 130 pessoas, como estudantes, professores, profissionais da saúde, do direito, e da comunidade em geral.

“ É importante que as pessoas aprendam Libras para se comunicar com as pessoas surdas, bem como conhecer sua cultura e a identidade, pois além da comunidade ouvinte ter acesso a este conhecimento, os surdos, por sua vez, encontrarão pessoas capazes de prestar um atendimento em Libras nos diversos ambientes sociais, quebrando as barreias do preconceito e da comunicação”, explicou Lima.

No evento de formatura, esteve representando a Unifap o diretor de extensão, Adolfo Colares. Segundo ele, a extensão na universidade vive uma nova fase. “A formulação de novas políticas de extensão proporcionam a Unifap, maior capacidade de atender a comunidade”, enfatizou.

A acadêmica de fisioterapia e aluna do curso, Naila Soares, relata: “Eu conhecia apenas os sinais mais simples com a abertura do curso quis aprofundar o conhecimento nessa área. Esse conhecimento é importante em qualquer profissão, pois é um meio de inclusão especialmente na área de educação e saúde”.

De acordo com o coordenador do projeto, os acadêmicos interessados em fazer o curso, devem ficar atentos ao novo edital que será lançado em 2016.

IMG_3647IMG_3653