II Encontro de Ensino de História – ProfHistória – UNIFAP
Dias 04, 05 e 06 de dezembro de 2019
Universidade Federal do Amapá – Marco Zero
É com muita satisfação de informamos a realização do II Encontro de Ensino de História – ProfHistória – UNIFAP. O Encontro visa fomentar o diálogo e a aproximação entre a Educação Superior e a Ensino Básico através da participação de pesquisadores, docentes do ensino fundamental e médio, estudantes de graduação e pós-graduação, além de interessados∕as na área.
1.Cronograma geral:
04∕12∕2019 | 05∕12∕2019 | 06∕12∕2019 | |
Manhã | Credenciamento
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Credenciamento
Minicurso
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Credenciamento
Minicurso
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Tarde | Relatos de Experiência no Ensino Básico.
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Simpósios Temáticos | Simpósios Temáticos |
Noite | Conferência de abertura
“História do ensino de história: por que(m) e para que(m)?” Dra. Margarida Dias de Oliveira (UFRN)
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Lançamento de Livros
Relatos de Experiência no Ensino Básico.
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Conferência de Encerramento
“Livro didático, por que não?” Prof. Dr. Kazumi Munakata (PUC-SP) |
O cronograma completo será divulgado em breve.
2.Normas para o envio de resumo para apresentação de comunicação oral:
O resumo deve conter no mínimo 150 e no máximo 300 palavras, sem parágrafos e sem citações bibliográficas. Informar no mínimo três palavras-chave. Prepare o trabalho em um editor de textos Word com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 em todo o texto, papel tamanho A4, margens superior e esquerda 3,0 cm, inferior e direita de 2,0 cm. O resumo pode ser escrito em português, espanhol ou inglês. O título deve ser escrito com letras maiúsculas e em negrito (exceto nomes científicos, que devem ser em itálico). E-mail: informar e-mail dos autores e vínculo institucional. As propostas de comunicação devem ser enviadas por email com o título “Submissão de comunicação oral” até o dia 22 de novembro de 2019 para: profhistoriaunifap@yahoo.com
Não serão cobradas taxas.
3.Normas para inscrição de ouvintes:
Enviar nome completo por email com o título “ouvinte” para: profhistoriaunifap@yahoo.com
Não serão cobradas taxas para emissão de certificado digital.
4.Normas para inscrição em minicurso:
Enviar nome completo por email com o título “Inscrição Minicurso (número do minicurso)” para: profhistoriaunifap@yahoo.com
Não serão cobradas taxas para participação e emissão de certificado digital.
4.1 – Minicurso 01: Patrimônio Cultural: formas de apresentação, formas de preservação.
Prof. Dr. Almir Félix Batista de Oliveira
Vagas: 30
Ementa:
O patrimônio cultural brasileiro; Os últimos 20 anos de preservação do patrimônio cultural brasileiro; O patrimônio cultural brasileiro e o ensino de história; O patrimônio cultural brasileiro e o livro didático de história; O patrimônio cultural brasileiro e o turismo.
Objetivos:
1-Discutir como se conforma o patrimônio cultural brasileiro;
2-Analisar os últimos 20 anos de preservação do patrimônio cultural brasileiro;
3-Problematizar algumas formas de apresentação e formas de preservação do patrimônio cultural brasileiro.
4.2 – Minicurso 02: Imaginação espacial e ensino de história local
Prof. Dr. Sidney Lobato
Vagas: 30
Ementa:
O que pode significar “local” no ensino de história local. Formas de imaginação espacial. Imagens e aprendizagem histórica. Análises de mapas e fotografias na sala de aula. Transformações na imaginação espacial de Macapá: temas e questões para o ensino de história local.
Objetivos:
Familiarizar professores e estudantes com ferramentas teóricas (pressupostos, conceitos e hipóteses) e metodológicas (fontes, métodos e técnicas) que possibilitam a abordagem das transformações espaciais locais no Ensino de História.
4.3 – Minicurso 03: Ensino de História e Teatro
Prof. Dr. Giovani José da Silva
Vagas: 30
Ementa:
O que é o Teatro do Oprimido, de Augusto Boal. Técnicas do Teatro Jornal. Relações entre o Teatro do Oprimido e a obra de Paulo Freire (especialmente a Pedagogia do Oprimido). Emancipação, Heteronomia, Autonomia: discutindo conceitos a partir das relações entre aluno/ professor – entre o ser autômato e o ser autônomo.
Objetivos:
Familiarizar professores e estudantes com ferramentas teóricas e metodológicas sobre o Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, relacionando-a à obra de Paulo Freire, na qual se inspira, estabelecendo interfaces com o Ensino de História. Apresentar a proposta de Boal, emancipatória por excelência, que auxilia professores e alunos a encontrar, em sala de aula, caminhos pedagógicos que partam da heteronomia para a autonomia de pensamento-ação.