II Encontro de Ensino de História

II Encontro de Ensino de História – ProfHistória – UNIFAP

Dias 04, 05 e 06 de dezembro de 2019

Universidade Federal do Amapá – Marco Zero

É com muita satisfação de informamos a realização do II Encontro de Ensino de História – ProfHistória – UNIFAP.  O Encontro visa fomentar o diálogo e a aproximação entre a Educação Superior e a Ensino Básico através da participação de pesquisadores, docentes do ensino fundamental e médio, estudantes de graduação e pós-graduação, além de interessados∕as na área.

1.Cronograma geral:

04∕12∕2019 05∕12∕2019 06∕12∕2019
Manhã Credenciamento

Credenciamento

Minicurso

Credenciamento

Minicurso

Tarde Relatos de Experiência no Ensino Básico.

Simpósios Temáticos Simpósios Temáticos
Noite Conferência de abertura

“História do ensino de história: por que(m) e para que(m)?”

Dra. Margarida Dias de Oliveira (UFRN)

Lançamento de Livros

Relatos de Experiência no Ensino Básico.

Conferência de Encerramento

“Livro didático, por que não?”

Prof. Dr. Kazumi Munakata (PUC-SP)

O cronograma completo será divulgado em breve.

2.Normas para o envio de resumo para apresentação de comunicação oral:

O resumo deve conter no mínimo 150 e no máximo 300 palavras, sem parágrafos e sem citações bibliográficas. Informar no mínimo três palavras-chave. Prepare o trabalho em um editor de textos Word com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 em todo o texto, papel tamanho A4, margens superior e esquerda 3,0 cm, inferior e direita de 2,0 cm. O resumo pode ser escrito em português, espanhol ou inglês. O título deve ser escrito com letras maiúsculas e em negrito (exceto nomes científicos, que devem ser em itálico). E-mail: informar e-mail dos autores e vínculo institucional. As propostas de comunicação devem ser enviadas por email com o título “Submissão de comunicação oral” até o dia 22 de novembro de 2019 para: profhistoriaunifap@yahoo.com

Não serão cobradas taxas.

3.Normas para inscrição de ouvintes:

Enviar nome completo por email com o título “ouvinte” para: profhistoriaunifap@yahoo.com

Não serão cobradas taxas para emissão de certificado digital.

4.Normas para inscrição em minicurso:

Enviar nome completo por email com o título “Inscrição Minicurso (número do minicurso)” para: profhistoriaunifap@yahoo.com

Não serão cobradas taxas para participação e emissão de certificado digital.

4.1 – Minicurso 01: Patrimônio Cultural: formas de apresentação, formas de preservação.

Prof. Dr. Almir Félix Batista de Oliveira

Ementa:

O patrimônio cultural brasileiro; Os últimos 20 anos de preservação do patrimônio cultural brasileiro; O patrimônio cultural brasileiro e o ensino de história; O patrimônio cultural brasileiro e o livro didático de história; O patrimônio cultural brasileiro e o turismo.

1-Discutir como se conforma o patrimônio cultural brasileiro;

2-Analisar os últimos 20 anos de preservação do patrimônio cultural brasileiro;

3-Problematizar algumas formas de apresentação e formas de preservação do patrimônio cultural brasileiro.

4.2 – Minicurso 02:  Imaginação espacial e ensino de história local

Prof. Dr. Sidney Lobato

Ementa:

O que pode significar “local” no ensino de história local. Formas de imaginação espacial. Imagens e aprendizagem histórica. Análises de mapas e fotografias na sala de aula. Transformações na imaginação espacial de Macapá: temas e questões para o ensino de história local.

Objetivos:

Familiarizar professores e estudantes com ferramentas teóricas (pressupostos, conceitos e hipóteses) e metodológicas (fontes, métodos e técnicas) que possibilitam a abordagem das transformações espaciais locais no Ensino de História.

4.3 – Minicurso 03: Ensino de História e Teatro

Prof. Dr. Giovani José da Silva

Vagas: 30

Ementa:

O que é o Teatro do Oprimido, de Augusto Boal. Técnicas do Teatro Jornal. Relações entre o Teatro do Oprimido e a obra de Paulo Freire (especialmente a Pedagogia do Oprimido). Emancipação, Heteronomia, Autonomia: discutindo conceitos a partir das relações entre aluno/ professor – entre o ser autômato e o ser autônomo.

Objetivos:

Familiarizar professores e estudantes com ferramentas teóricas e metodológicas sobre o Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, relacionando-a à obra de Paulo Freire, na qual se inspira, estabelecendo interfaces com o Ensino de História. Apresentar a proposta de Boal, emancipatória por excelência, que auxilia professores e alunos a encontrar, em sala de aula, caminhos pedagógicos que partam da heteronomia para a autonomia de pensamento-ação.