Linhas de Pesquisa

-Saberes Históricos no Espaço Escolar

-Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão

-Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória

 

Linha de pesquisa: Saberes Históricos no Espaço Escolar
Área relacionada: Ensino de História
Descrição: A Linha de Pesquisa desenvolve pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem da história, considerando as especificidades dos saberes e práticas mobilizados na escola. O foco recai sobre as condições de formação do estudante e do professor e o exercício do ensino de História na escola, pensada como lugar de produção e transmissão de conteúdos, que atende a formas de organização e de classificação do conhecimento histórico por meio do currículo. Esse último é compreendido como conhecimento historicamente constituído, uma forma de regulação social e disciplinar.
Docentes: Alexandre Guilherme da Cruz Alves Junior; Cecilia Maria Chaves Brito Bastos; Giovani José da Silva; Júlia Monnerat Barbosa.

 

Linha de Pesquisa: Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão.
Área relacionada: Ensino de História
Descrição: Produção e Difusão Ensino de História A Linha de Pesquisa desenvolve estudos sobre a questão da linguagem e da narrativa histórica, considerando diferentes tipos de suportes, tais como livros, filmes, programas televisivos, sítios da Internet, mapas, fotografias etc. A partir da problematização do uso da linguagem, o objetivo é produzir materiais destinados ao uso educativo, considerando também as possibilidades de difusão científica da História.
Docentes: Alexandre Guilherme da Cruz Alves Junior; Andrius Estevam Noronha; Daniel Santiago Chaves Ribeiro.

 

Linhas de Pesquisa: Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória
Área relacionada: Ensino de História
Descrição: A Linha de Pesquisa desenvolve investigações sobre a produção e aprendizagem da História fora do espaço escolar, considerando lugares distintos como os museus, o teatro, os centros culturais e o espaço urbano em geral. Identificando a história como prática sociocultural de referência, o foco recai sobre as variadas formas de representação e usos do passado no espaço público, com características distintas daquelas observadas na escola, a saber: o turismo de caráter histórico, os monumentos, as festas cívicas, as exposições, entre outras.
Docentes: Alexandre Guilherme da Cruz Alves Junior; Iuri Cavlak; Sidney da Silva Lobato.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*