Para essa mostra dedicada ao cineasta, foram escolhidas quatro de suas principais produções, entre elas O Bandido da Luz Vermelha, primeiro longa-metragem do diretor.
Plataforma gratuita de streaming dedicada ao audiovisual brasileiro, a Itaú Cultural Play, disponibiliza uma mostra com quatro dos principais filmes do cineasta Rogério Sganzerla (1946-2004), considerado um dos principais diretores de sua geração. Os trabalhos ficarão no ar até 11 de janeiro de 2022. Todo o acervo do site é gratuito.
Conhecido por sempre buscar a transgressão em suas obras do cinema brasileiro contemporâneo, até se tornar uma referência latente no contexto do filme experimental internacional, Sganzerla é um dos responsáveis por reposicionar o cinema nacional para o mundo. Para essa mostra dedicada ao cineasta, foram escolhidas quatro de suas principais produções.
Mostra Sganzerla
O Bandido da Luz Vermelha, primeiro longa-metragem do diretor realizado em 1968, quando tinha 22 anos, e considerado pela Unesco um patrimônio cultural da humanidade. Com atuação de Helena Ignez, que depois se tornaria sua mulher, a produção é inspirada nos crimes do famoso assaltante João Acácio Pereira da Costa, cujo apelido dá nome à obra. No enredo do filme, enquanto as autoridades se empenham pela sua captura, o bandido narra a sua história no crime em uma reflexão sobre a existência.
Outro grande sucesso do diretor, Copacabana Mon Amour, realizado em 1970, é reconhecido como uma das mais radicais experiências do cinema brasileiro na década mais sombria da ditadura. Chanchada, tropicalismo e o espírito da contracultura são os pilares dessa produção registrada nas ruas e morros do bairro mais famoso do Rio de Janeiro. Na história, Sônia Silk, também interpretada por Ignez, tem o sonho de ser cantora da Rádio Nacional e acaba se envolvendo com turistas em Copacabana. Seu irmão, um médium em farrapos, é empregado de um burguês e se apaixona perdidamente pelo patrão. Enquanto isso, um malandro aplica golpes na Avenida Atlântica.
No curta-metragem Noel por Noel, de 1981, Sganzerla faz um ensaio visual sobre o compositor carioca e autor de clássicos da música popular brasileira Noel Rosa. Premiada no Festival de Brasília, a produção traz imagens de arquivo que revelam o ambiente musical e histórico da época, incluindo aspectos do cotidiano do bairro de Vila Isabel, no início do século XX.
Para completar esta mostra, o filme Tudo é Brasil (1998), que ultrapassa as raias de documentário jornalístico sobre a mítica passagem de Orson Welles no Brasil. Autor de Cidadão Kane, um dos mais importantes filmes da história do cinema, o diretor norte-americano tinha como objetivo rodar o filme It’s all true no Rio de Janeiro. No entanto, tragédias, excessos e o boicote dos magnatas de Hollywood, fizeram com que o projeto sucumbisse. O rico e inestimável material de arquivo desse filme inclui cenas, diálogos e performances de Carmen Miranda e Grande Otelo.
Sganzerla foi homenageado na série de mostras Ocupação, realizada sistematicamente no Itaú Cultural, em 2010. A exposição mergulhou na vida e obra do cineasta, através de anotações, referências aos artistas e aos personagens que o inspiraram, além de fotos, objetos pessoais e registros sobre a sua filmografia.
Para acompanhar a mostra, acesse: https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/rogerio-sganzerla
Mostra Itaú Cultural Play: Rogério Sganzerla
O bandido da Luz Vermelha (1968)
Copacabana Mon Amour (1970)
Tudo é Brasil (1982)
Noel por Noel (1981
Colaboração de texto: Maison Brito Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)
ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.