Mostra Ecofalante de Cinema promove programação especial de filmes: “Xingu, 60 Anos”

Mostra Ecofalante de Cinema promove programação especial de filmes: “Xingu, 60 Anos”

A mostra de filmes marca os 60 anos da terra indígena do Xingu. 

De 1 a 12 de dezembro, a Mostra Ecofalante de Cinema promove a programação especial Xingu 60 Anos, com 31 filmes disponibilizados de forma online e gratuita.

A programação traz curtas, médias e longas-metragens, reunindo produções pioneiras realizadas a partir de 1932 até títulos finalizados em 2021 e ainda inéditos. 

Foto/Imagem: Instagram @mostraecofalante

Destacam-se obras assinadas por cineastas consagrados — como Aurélio Michiles, Mari Corrêa, Maureen Bisilliat, Paula Gaitán e Vincent Carelli — ao lado de trabalhos recentes de realizadores indígenas originários da região do Xingu, como Takumã Kuikuro, que estreia dois novos títulos na mostra, Kamikia Kisêdjê e Kamatxi Ikpeng.

Foto/Reprodução: “Kuarup” (1966) – Heinz Forthmann 

O evento marca as seis décadas de existência do Parque Indígena do Xingu (PIX), atualmente conhecido como Terra Indígena do Xingu (TIX) — criado em 1961, na época, a maior e mais importante reserva indígena brasileira. O parque foi uma iniciativa dos sertanistas, liderados pelos irmãos Villas-Bôas – Cláudio, Orlando e Leonardo.

Foto/Reprodução: “O Índio Cor de Rosa Contra a Fera Invisível: A Peleja de Noel Nutels” (2020) – Tiago Carvalho

Os filmes e demais atividades podem ser acessados gratuitamente no site do evento, sendo uma parceira a plataforma Cultura em Casa

Todos os filmes ficarão disponíveis após a primeira transmissão, no dia 1 de dezembro, até às 23h59 de 12 de dezembro, com a exceção do filme “Uaka”, que ficará disponível por 4 dias apenas. 

Você tem acesso aos filmes e demais atividades clicando aqui.

 

Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/