Itaú Cultural Play disponibiliza filmes do cineasta Rogério Sganzerla

Itaú Cultural Play disponibiliza filmes do cineasta Rogério Sganzerla

 

 

Para essa mostra dedicada ao cineasta, foram escolhidas quatro de suas principais produções, entre elas  O Bandido da Luz Vermelha, primeiro longa-metragem do diretor.

Plataforma gratuita de streaming dedicada ao audiovisual brasileiro, a Itaú Cultural Play, disponibiliza uma mostra com quatro dos principais filmes do cineasta Rogério Sganzerla (1946-2004), considerado um dos principais diretores de sua geração. Os trabalhos ficarão no ar até 11 de janeiro de 2022. Todo o acervo do site é gratuito.

Conhecido por sempre buscar a transgressão em suas obras do cinema brasileiro contemporâneo, até se tornar uma referência latente no contexto do filme experimental internacional, Sganzerla é um dos responsáveis por reposicionar o cinema nacional para o mundo. Para essa mostra dedicada ao cineasta, foram escolhidas quatro de suas principais produções. 

Mostra Sganzerla

O Bandido da Luz Vermelha, primeiro longa-metragem do diretor realizado em 1968, quando tinha 22 anos, e considerado pela Unesco um patrimônio cultural da humanidade. Com atuação de Helena Ignez, que depois se tornaria sua mulher, a produção é inspirada nos crimes do famoso assaltante João Acácio Pereira da Costa, cujo apelido dá nome à obra. No enredo do filme, enquanto as autoridades se empenham pela sua captura, o bandido narra a sua história no crime em uma reflexão sobre a existência.

Outro grande sucesso do diretor, Copacabana Mon Amour, realizado em 1970, é reconhecido como uma das mais radicais experiências do cinema brasileiro na década mais sombria da ditadura. Chanchada, tropicalismo e o espírito da contracultura são os pilares dessa produção registrada nas ruas e morros do bairro mais famoso do Rio de Janeiro. Na história, Sônia Silk, também interpretada por Ignez, tem o sonho de ser cantora da Rádio Nacional e acaba se envolvendo com turistas em Copacabana. Seu irmão, um médium em farrapos, é empregado de um burguês e se apaixona perdidamente pelo patrão. Enquanto isso, um malandro aplica golpes na Avenida Atlântica. 

No curta-metragem Noel por Noel, de 1981, Sganzerla faz um ensaio visual sobre o compositor carioca e autor de clássicos da música popular brasileira Noel Rosa. Premiada no Festival de Brasília, a produção traz imagens de arquivo que revelam o ambiente musical e histórico da época, incluindo aspectos do cotidiano do bairro de Vila Isabel, no início do século XX. 

Para completar esta mostra, o filme Tudo é Brasil (1998), que ultrapassa as raias de documentário jornalístico sobre a mítica passagem de Orson Welles no Brasil. Autor de Cidadão Kane, um dos mais importantes filmes da história do cinema, o diretor norte-americano tinha como objetivo rodar o filme It’s all true no Rio de Janeiro. No entanto, tragédias, excessos e o boicote dos magnatas de Hollywood, fizeram com que o projeto sucumbisse. O rico e inestimável material de arquivo desse filme inclui cenas, diálogos e performances de Carmen Miranda e Grande Otelo. 

Sganzerla foi homenageado na série de mostras Ocupação, realizada sistematicamente no Itaú Cultural, em 2010. A exposição mergulhou na vida e obra do cineasta, através de  anotações, referências aos artistas e aos personagens que o inspiraram, além de fotos, objetos pessoais e registros sobre a sua filmografia.  

Para acompanhar a mostra, acesse: https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/rogerio-sganzerla

 

Mostra Itaú Cultural Play: Rogério Sganzerla 

O bandido da Luz Vermelha (1968)

Copacabana Mon Amour (1970)

Tudo é Brasil (1982)

Noel por Noel (1981

 

Colaboração de texto: Maison Brito Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/