Você está visualizando atualmente Conexões Itaú Cultural 2021: programação aborda a literatura e o cinema brasileiros no exterior

O evento ocorre nos dias 9 e 10 de dezembro e conta com quatro mesas sobre cinema brasileiro no exterior e difusão da literatura brasileira no exterior.

A edição de 2021 do Conexões Itaú Cultural tem como tema a internacionalização de livros e filmes brasileiros, em especial, a divulgação realizada por pesquisas, revistas, editoras e jornalistas. O evento ocorre nos dias 9 e 10 de dezembro e conta com quatro mesas, todas com transmissão pelo site do Itaú Cultural e pelo YouTube do IC.

Confira a programação abaixo:

Mesa 1 – A pesquisa sobre cinema brasileiro no exterior;

A partir de contextos específicos (o mundo anglo-saxão, França e Portugal), a mesa pretende abordar a circulação dos estudos sobre cinema brasileiro através de revistas e demais publicações, além de considerar sua presença em festivais e plataformas digitais. Participam da conversa Beatriz Rodovalho, professora assistente da Université de Picardie Jules Verne; Kathryn Sanchez, docente da Universidade de Wisconsin-Madison; e Sofia Sampaio, coordenadora editorial da Aniki: revista portuguesa da imagem em movimento, com mediação de Eduardo Morettin, professor da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

Mesa 2 – Revistas, editoras e jornalistas na difusão da literatura brasileira no exterior;

Revistas não acadêmicas e editoras participam do esforço de divulgação da literatura brasileira no exterior. É sobre esse empenho que conversam Nara Vidal, da Capitolina revista (Inglaterra); Maria João Cantinho, da revista Caliban (Portugal, Brasil, Angola e Moçambique); e Dário Borim, editor da Tagus (Universidade de Massachusetts Dartmouth – EUA). A mediação da mesa fica a cargo de Felipe Lindoso, antropólogo, jornalista e editor.

Mesa 3 – Revistas acadêmicas na difusão da literatura brasileira no exterior – Parte 1

Revistas acadêmicas sobre literatura brasileira em dois continentes formam o objeto desta mesa. Jeremy Lehnen, do Journal of Lusophone studies (EUA); Rebecca Atencio, da revista Luso-Brazilian review (EUA); e Tiago Alves Costa, da revista Palavra comum (Espanha, Galiza), conversam sobre dinâmicas, dificuldades e o papel dessas publicações na divulgação da literatura do Brasil no exterior. A mediação é de Rita Palmeira, editora e crítica literária.

Mesa 4 – Revistas acadêmicas na difusão da literatura brasileira no exterior – Parte 2

Revistas acadêmicas sobre literatura brasileira em dois continentes também formam o objeto desta mesa. Luiz F. Valente, da revista Brasil/Brazil: a journal of Brazilian literature (EUA/Brasil), e Sonia Netto Salomão, da Sapienza Universidade de Roma 1 (Itália), conversam sobre dinâmicas, dificuldades e o papel dessas publicações na divulgação da literatura do Brasil no exterior. A mediação é de Felipe Lindoso, antropólogo, jornalista e editor.

Colaboração de texto: Maison Brito Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/