Você está visualizando atualmente Acupuntura: método é utilizado para ajudar no tratamento de ansiedade e depressão

Na UNIFAP, alunos podem se beneficiar dessa técnica milenar através do projeto de pesquisa do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.

Além dos métodos convencionais como a psicoterapia e o uso de medicamentos, muitas pessoas têm buscado cada vez mais tratamentos alternativos, como a acupuntura, por exemplo, para tratar a ansiedade, depressão e outras doenças. A acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, que consiste na utilização de agulhas em determinados pontos do corpo. Tal prática e indicada para tratar questões como insônia, enxaqueca, gastrite e estresse.

Segundo a Associação Brasileira de Acupuntura (ABA), a técnica apresenta diversos efeitos benéficos ao nosso organismo, como: diminuição da dor, alterações imunológicas e endócrinas. Existem estudos que indicam que essa prática pode ter um efeito positivo especificamente sobre a depressão e a ansiedade, alterando a química do humor do cérebro, aumentando a produção de serotonina e endorfinas.

Foto/Imagem: freepick

É nesse sentido, que o mestrando do Curso de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Unifap está desenvolvendo um projeto de pesquisa sobre a eficácia da Auriculoterapia voltado para jovens estudantes LGBTQIA+, de 18 a 30 anos, que sofram com quadros ansiosos e que não recebem tratamento terapêutico.

O tratamento da auriculoterapia é uma técnica derivada da acupuntura, onde a aplicação das agulhas acontece em pontos específicos da orelha, fazendo com que o sistema nervoso seja estimulado, auxiliando na alteração de neurotransmissores, fazendo assim com que substâncias como a serotonina e a noradrenalina tenham a concentração aumentada no sistema nervoso, levando à sensação de bem-estar.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior taxa de pessoas com transtorno de ansiedade no mundo. Só em 2019, 18,6 milhões de brasileiros, quase 10% da população, conviviam com o transtorno, e o país é o quinto em casos de depressão. Ainda segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a segunda causa de morte entre jovens da faixa etária entre 15 e 29 anos. O número daqueles que sofrem de transtornos como depressão e ansiedade também é considerável: 15% da população nessa mesma faixa etária sofrem desse tipo de doença.

Foto/Imagem: freepick

A auriculoterapia não possuí limite de idade, trazendo benefícios tanto para jovens, adultos, idosos e até crianças. Portanto, a acupuntura como tratamento para ansiedade e depressão, resulta em inúmeros benefícios para a nossa saúde mental e bem-estar emocional. Além disso, a técnica é oficialmente reconhecida pela OMS como um complemento às terapias tradicionais, e pela Comissão Médica Federal como uma profissão médica. Ou seja, os benefícios são inúmeros e comprovados cientificamente.

Para participar da pesquisa sobre a eficácia da auriculoterapia e receber o tratamento, os alunos interessados devem comparecer ao consultório 6 da UBS da UNIFAP, toda sexta-feira, das 14h às 18h.

Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)
Colaboração de texto: Marcela Souza (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022.

Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/