Agência Lupa lança programa de treinamento em checagem de fatos

Agência Lupa lança programa de treinamento em checagem de fatos

 

 

Inscrições vão até o dia 28 de novembro. Podem participar estudantes e profissionais de todas as áreas que tenham interesse em desenvolver soluções de combate à desinformação através do Jornalismo e da Educação.

A partir do dia 17 de novembro, estudantes e profissionais de todas as áreas podem se inscrever no Mirante, programa de treinamento em checagem de fatos da agência Lupa. Com duração de três meses, o programa terá aulas remotas sobre técnicas jornalísticas de combate à desinformação, monitoramento de conteúdos falsos e iniciativas de distribuição de conteúdo verificado.

Ao todo, serão ofertadas 15 vagas para o programa, que mescla aulas teóricas e vivências práticas na Lupa, onde os participantes poderão contribuir com a elaboração de checagens e projetos especiais. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de novembro.

Educação midiática, noções de desenvolvimento de modelos de negócio e operação de empresas jornalísticas também fazem parte das aulas do programa de treinamento. Ao final da formação teórica, os selecionados construirão um produto de combate à desinformação com foco na eleição 2022.

Fundada em 2015, a Lupa é uma plataforma de combate à desinformação por meio do fact-checking e da educação midiática.

 

Treinamento

O Mirante é aberto a estudantes e profissionais de todas as áreas que tenham interesse em construir soluções de combate à desinformação explorando o Jornalismo e a Educação. Além da formação teórica, os selecionados terão um período de prática na Lupa, participando ativamente na elaboração de checagens e projetos especiais. 

O treinamento é totalmente gratuito e será feito remotamente. A partir dessa formação, parte dos selecionados vai atuar na redação da Lupa durante a cobertura eleitoral do próximo ano. Os selecionados serão conhecidos em 13 de janeiro de 2022. 

Para mais informações, consulte o regulamento do programa.

Faça sua inscrição aqui.

 

Colaboração de texto: Maison Brito Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/fact checking