O Agosto Dourado é um símbolo de luta para incentivo ao aleitamento materno não só no Brasil, mas no mundo inteiro.
A Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA realiza, no período de 2 a 6 de agosto, uma programação em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento Materno, com o objetivo de conscientizar e orientar sobre a importância da amamentação e discutir a necessidade de criação de condições favoráveis à prática da amamentação. A ação faz parte do Agosto Dourado, símbolo de luta pelo incentivo à amamentação. A programação conta com palestras, rodas de conversa, oficinas e intervenções artísticas e culturais, na Unidade Básica de Saúde Rubim Aronovitch.
A amamentação é importante para fortalecer o vínculo entre mãe e filho, e também de promover o desenvolvimento da criança nos seis primeiros meses de vida e reduzir o risco de doenças nos bebês.
Programação
- 02 de agosto: inauguração do Cantinho da Amamentação, apresentação cultural, palestras nutricionais, Auriculoterapia, Workshop sobre amamentação, massagem relaxante, pintura na barriga da gestante, arrecadação de potes de vidro para armazenamento de leite humano;
- 03 de agosto: curso para pais de primeira viagem, às 9h;
- 04 de agosto: palestra sobre Saúde Emocional como Fonte de Vida e Amamentação no contexto Covid-19, 9h;
- 05 de agosto: curso para pais de primeira viagem, 9h.
As atividades acontecem no Cantinho da Amamentação, montado dentro da UBS Rubim Aronovitch para atender as mães que precisarem de ajuda. A semana conta com apresentação cultural, palestras nutricionais, auriculoterapia, workshop sobre amamentação, massagem relaxante, pintura na barriga da gestante, curso para pais de primeira viagem e arrecadação de potes de vidro para armazenamento de leite humano.
Colaboração de texto: Maison Brito Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)
ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.