Você está visualizando atualmente Alunos de fisioterapia fazem um jardim em homenagem a Ariely Nunes

Alunos de fisioterapia fazem um jardim em homenagem a Ariely Nunes

Coordenadora do curso de Fisioterapia deixou um legado de conquistas para a comunidade acadêmica

Alunos e colegas de trabalho de Ariely Nunes Ferreira de Almeida construíram um jardim no Bloco de Fisioterapia em homenagem à docente. A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), amigos e familiares infelizmente perderam Ariely no início do mês de julho. A docente atuava como coordenadora do curso de Fisioterapia e foi uma grande profissional, esposa e mãe. A Reitoria da Unifap prestou homenagem no site da universidade, ressaltando que sua amizade, dedicação e alegria continuarão a inspirar os que aqui ficam. 

A ideia de criar o jardim surgiu de alguns alunos e em conversa com os familiares para poder fazer essa grande homenagem, após entrar em contato com a coordenação do curso solicitando a área que fica na parte frontal do bloco, foi solicitado uma reunião com os professores e alunos para ajuda de custos e poder então contratar um jardineiro e comprar as mudas e em menos de um dia, todo o dinheiro necessário foi arrecadado.

Na inauguração do jardim, alguns alunos, colegas de trabalhos e familiares de Ariely estiveram presentes. As flores simbolizam o colorido e a alegria, tudo o que Ariely representava além de sempre ter sido algo que gostava. Para Aline Navarro, discente do curso de Fisioterapia, o jardim é uma forma de manter sua professora por perto. “Sempre teremos ela pertinho da gente, ainda vamos poder dizer toda vez que entrar no bloco de fisioterapia  ‘oi professora’ como sempre fazíamos e vamos deixar a marca dela para outros alunos que entrem no curso”, comenta a Navarro. Ela reforça que Ariely contribuiu para muitas conquistas acadêmicas, “ela sempre lutou com muita força para que nós alunos e nossa profissão tivesse o valor que realmente merecia, foi e será sempre um grande prazer, poder levar um pouco dela em toda a minha jornada como profissional. Há professores que são mais que professores, são nossos amigos”, completa Navarro.

Um dos projetos de destaque coordenados por Ariely foi o “Fisio em Casa”, em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP). Em 2020 com a chegada da pandemia e a com a garra de continuar seus trabalhos, a docente convidou Aline e Nathália Uchôa, também aluna do curso, para  levar serviços de fisioterapia na casa de pessoas e as que ajudassem durante o isolamento social. Aline relembra esses momentos, “ela sempre foi muito alegre, vivia sorrindo, as poucas vezes que se chateava era para defender o curso”. Ela conta que o primeiro contato com a Professora Ariely foi quando ela retornou do Doutorado e ministrou uma matéria para a sua turma (2018), o seu jeito irreverente e ao mesmo tempo competente deixava a matéria que era temida muito mais fácil e atrativa. Tivemos uma conexão muito grande, ela sempre com vontade de ensinar e eu sempre com vontade de aprender.”

O projeto “Fisio em Casa” foi idealizado para levar fisioterapia para a comunidade acadêmica durante o período de isolamento social. Imagem: Acervo pessoal/Aline Navarro

Cleuton Braga Landre o atual coordenador do curso de Fisioterapia e ex vice coordenador relata que “quando ela pensou em se candidatar para a coordenação ela me chamou para ser seu vice. Como colega de trabalho, sempre foi uma pessoa extremamente solícita, dedicada, alegre e sempre disposta a ajudar.”

Em abril de 2020 a professora Ariely assumiu a coordenação do curso de fisioterapia onde desempenhou suas atividades de maneira incansável.

Professora Ariely Nunes
Imagem/acervo: pessoal

Ariely Nunes Ferreira de Almeida era formada-se em Fisioterapia pela Faculdade Seama em 2007, era especializada em Fisioterapia Traumato Ortopédico pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) no ano de 2009, fez mestrado em Ciências da Saúde pela UNIFAP, em 2014 se formou em bacharel e licenciatura em enfermagem pela UNIFAP e doutora em Biologia Parasitária na Amazônia pela UEPA e Instituto Evandro Chagas em 2020.

Ao longo dos anos acumulou um currículo extenso e deixando sua marca e legado por onde passava, fazendo com que outros o admirassem e até mesmo sendo uma grande inspiração como profissional e ser humano. Em 2013 a professora iniciou sua caminhada junto ao curso de fisioterapia da UNIFAP. Ela ajudou na estruturação do curso e como docente contribuiu com as seguintes disciplinas: DOENÇAS TROPICAIS E INFECCIOSAS, EMERGÊNCIA E PRIMEIROS SOCORROS, FISIOLOGIA GERAL

FISIOPATOLOGIA HUMANA, FUNDAMENTOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE, PROPEDÊUTICA DE ÓRGÃOS E SISTEMAS HUMANO, SAÚDE PÚBLICA E SUPLEMENTAR.

No campo da pesquisa a professora atuava em quatro projetos:

  • Mapeamento e caracterização da violência de gênero no contexto das comunidades ribeirinhas e rurais do Amapá (coordenadora do projeto)
  • Fisioterapia na gestação, parto e puerpério (coordenadora do projeto)
  • Formação para Implementação da Rede de Atenção à Saúde para pessoas com Doenças Crônicas no estado do Amapá (integrante do projeto)
  • Rastreamento de neuropatia diabética e doença arterial periférica em pessoas com Diabetes Mellitus para prevenção do pé diabético no estado do Amapá (integrante do projeto)

Dentre os projetos extensionistas a professora aproximava a fisioterapia da comunidade coordenado três projetos:

  • PROJETO FISIO EM CASA: Principal objetivo deste projeto era orientar sobre a prática de atividades de fisioterapia em âmbito domiciliar tendo em vista o contexto da pandemia.
  • PEP-ESCOLA: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO POSTURAL ESCOLAR: O objetivo deste projeto era o de visitar as escolas e avaliar, identificar os vícios posturais e orientar para uma melhoria da postura em jovens do ensino médio e fundamental.
  • PROJETO CONECTA FISIO: Durante a suspensão do calendário acadêmico a professora Ariely pensou neste projeto com o objetivo de não perder o contato com os alunos do curso. Neste projeto os professores do curso recebiam convidados para falar sobre a fisioterapia.

Ariely sempre foi e sempre será um exemplo a ser seguido, eu caminho na área profissional e de pesquisa sempre será lembrado por todos e pelas próximas gerações de fisioterapeutas e pesquisadores.

Nathalia Uchôa, Aline Navarro, o marido de Ariely, Alexandre Almeida e seu filho mais velho Matheus no dia da inauguração do jardim. Foto: Acervo Pessoal/Aline Navarro

 

Confira o perfil do Projeto Fisio em Casa

Colaboração de texto: Diego Balieiro (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/

Related Images: