You are currently viewing Inscrições para o curso de formação para monitores do PLE encerram hoje (19)

Inscrições para o curso de formação para monitores do PLE encerram hoje (19)

As inscrições podem ser feitas por meio do formulário virtual disponibilizado e seguem até hoje, 19. O curso possui certificação de 20h fornecida pelo PLE/PROCRI-UNIFAP.

Encerram hoje, 19, as inscrições para o curso de formação para monitores de português como língua estrangeira com a temática “Sequências Didáticas com Foco nos Gêneros Discursivos do Exame CELPE-BRAS”. O curso é uma parceria entre a Coordenação do Curso de Português como Língua Estrangeira (PLE) e a Pró-Reitoria de Cooperação e Relações Interinstitucionais (PROCRI) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e será ministrado pelas professoras Adelma Nunes-Barros (UNIFAP), Martha Zoni (coordenadora do PLE/PROCRI na UNIFAP) e também pelo Prof.º Doutorando Olaci Costa (coordenador do Celpe-Bras na UNIFAP).

A proposta surgiu a partir da necessidade de se trabalhar os gêneros textuais sob a perspectiva do ensino da língua estrangeira de maneira sistematizada e entendendo os tipos textuais em sua totalidade. Desse modo, o curso objetiva trabalhar a construção e o ensino de sequências didáticas voltadas para os gêneros discursivos mais exigidos no exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros), propiciando aos monitores do PLE e aos acadêmicos dos cursos de Letras e Relações Internacionais a oportunidade de aprender a produzir sequências didáticas e de conhecer a fundo o funcionamento do exame.

Serão trabalhados gêneros específicos, como o Artigo de Opinião, o Editorial (ou Carta ao Leitor), As Cartas Argumentativas e a Entrevista. Além disso, também será mostrado como as bancas corretoras avaliam os textos por meio de grades de correção.

O curso é destinado a acadêmicos de Letras e Relações Internacionais que já trabalham ou pretendem trabalhar com o ensino de português para estrangeiros. De acordo com a Prof.ª Dr.ª Martha Zoni, coordenadora do PLE/PROCRI na UNIFAP, o foco do curso está na metodologia de ensino que usa as sequências didáticas para ensinar gêneros textuais aos alunos. Tais cursos, tradicionalmente, possuem monitores que trabalham com o ensino de português para estrangeiros na Universidade.

“Como não há formação específica na UNIFAP para essa área, essa experiência fornece ao acadêmico uma oportunidade de ampliar o seu currículo e conta como critério de seleção para quem quiser pleitear monitoria de português como língua estrangeira no próximo ano”, comenta a professora.

Serão ofertadas 26 (vinte e seis) vagas a serem ocupadas pelos primeiros candidatos a realizarem a inscrição, com a formação de uma lista de espera com 5 (cinco) candidatos. Na desistência de algum inscrito, os primeiros candidatos da reserva ocupam a vaga. A inscrição pode ser realizada a partir do link: https://forms.gle/SE5rrtuahXdVcpZu6.

O curso possui certificação de 20h para os ministradores e de 20h igualmente para os participantes, e será realizado por meio de plataformas virtuais (o link do curso será encaminhado para o e-mail do aluno um dia antes), das 8h às 12h, nos dias 21, 26, 28 de julho e 2 de agosto.

 

Colaboração de texto: Marcela Souza (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/