AMBACS realiza Escuta Psicológica Intinerante neste sábado

AMBACS realiza Escuta Psicológica Intinerante neste sábado

Desabafar e compartilhar as angústias são atitudes cada vez mais reforçadas pelas campanhas de prevenção à depressão e ao suicídio. E ficou comprovado que o acolhimento é fundamental para valorização da vida. 

O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, comemorado anualmente em 10 de setembro, é organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) . Esse evento mundial representa um compromisso global para chamar atenção para prevenção do suicídio. Suicídios e tentativas de suicídio têm um efeito dominó que afeta não apenas os indivíduos, mas também as famílias, comunidades e sociedades. Fatores de risco associados ao suicídio, como perda de emprego ou financeira, trauma ou abuso, transtornos mentais e de uso de substâncias e barreiras ao acesso a cuidados de saúde, aumentaram depois da pandemia de COVID-19. 

“Foto/Imagem: @ambacs” 

Sabendo disso, neste sábado (18) ocorre o Plantão Psicológico Itinerante, com serviços de escutas Psicológicas gratuitas com psicólogos das 8h às 12h, na Unidade Básica de Saúde Padre Raul Matte, no bairro Marco Zero – Padre Raul Matte, na avenida Wilson Carvalho. A ação faz parte do projeto “Atuação pela vida”, organizado pelo Ministério Público do Amapá em parceria com a Prefeitura de Macapá e o projeto de pesquisa e extensão Ambulatório de Atenção à Crise Suicida. O Projeto de Pesquisa e Extensão AMBACS , faz parte da Universidade Federal do Amapá e conta com uma equipe de profissionais que disponibilizam atendimento individual e em grupo para a Prevenção do Suicídio.

O tema do Dia Mundial de Prevenção do suicídio (DMPS) deste ano é “Criando esperança através da ação”, que pretende trazer a reflexão de prevenção contra o suicídio para além do mês de Setembro e se estendendo por 365 dias do ano. O projeto “Atuação pela Vida” possui grupos de psicólogos que atuam tanto na Prevenção, quanto na Posvenção do Suicídio, e não necessita de uma inscrição prévia para poder participar das escutas. Durante toda a campanha do projeto itinerante também haverá escutas psicológicas nos locais:

Segunda feira das 18h30 às 20h

Local: Igreja Santa Maria Rainha da Paz, 1344, Infraero II.

Terça feira das 18h30 às 20h

Local: Av. Ernestino Borges, 1224 (entre Leopoldo e Jovino Dinoá)

Quarta feira de 18h30 às 20h 

Local:Avenida Almirante Barroso (fundos do Santuário de Fátima).

Quinta feira

Local: Rua: Amadeu Gama, 740, Zerão (Igreja Jesus Bom Samaritano).

Horário: 18h30min as 20h.

Local: Av. Princesa Isabel, 1150, Centro (Santana).

Horário: 18h30min as 20h.

Sexta-feira das 19h30 às 21h

Local: Décima Oitava Avenida, 1802, Marabaixo 3 (Igreja Nossa Senhora Desatadora dos Nós).

Os atendimentos individuais estão acontecendo no Instituto Joel Magalhães – IJOMA, no endereço Av. Dr. Silas Salgado, 3586 – Santa Rita, e necessitam de atendimento prévio.

O estigma social e a falta de consciência continuam a ser uma das principais barreiras para a procura de ajuda, destacando assim necessidade de campanhas anti-estigma e ações como esta do projeto “Atuação pela Vida”, para criar diálogos sem tabu sobre saúde mental e desmitificar suas causas e assim criar mecanismos para se viver bem.

É importante ressaltar que o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os canais são: telefone (Disque 188), e-mail (https://www.cvv.org.br/e-mail/) , e chat (https://www.cvv.org.br/chat/), todos os dias, 24 horas.

 

Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/