Você está visualizando atualmente Conheça o programa Bolsa Monitoria da UNIFAP

Conheça o programa Bolsa Monitoria da UNIFAP

O Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), informa que estão abertas as inscrições para o Programa de Bolsa Monitoria 2022.1. Ao todo estão sendo disponibilizadas 28 bolsas de monitoria, distribuídas entre os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Física, Matemática e Química. A inscrição será realizada através de um formulário eletrônico até dia 20 de Julho de 2022. Os candidatos devem estar atentos às novas regras da seleção no edital, tendo em vista as mudanças no processo de avaliação em relação aos editais passados. Esta seleção consiste em duas etapas, a análise do Histórico Escolar e a realização de uma Entrevista. Os selecionados receberão uma bolsa no valor de R$ 500,00.

O que é o programa de Monitoria?

A monitoria acadêmica uma oportunidade em que os discentes, de semestres mais avançados, podem em auxiliar outros discentes de semestres mais recentes e com maiores dificuldades, com o aprendizado em disciplinas específicas, sob a supervisão de um docente.  O objetivo da monitoria é ampliar a formação acadêmica do aluno, possibilitando-lhe atuar de forma mais intensa e direta em uma determinada disciplina, sob orientação docente.

O processo de seleção de discentes para a bolsa monitoria, acontece por meio de edital no início de cada semestre letivo, que é realizado pelos Departamentos Acadêmicos e auxilia o aluno com uma bolsa no valor de R$ 400,00.

O que é Bolsa Monitoria voluntária?

A monitoria é um processo de seleção de discentes por meio de edital no início de cada semestre letivo, realizado pelas coordenações de curso, sendo que não há pagamento de bolsa. Os critérios de participação são: estar matriculado e cursando regularmente o curso de graduação vinculado ao DFCH; aprovação em todas as disciplinas que são requisitos para as vagas de monitoria desejada, comprovadas através do histórico escolar.

O controle das atividades de monitoria voluntária é feito mediante a apresentação de relatórios bimestrais, um relatório sucinto das atividades desenvolvidas na monitoria, durante um período de dois meses (modelo disponível aqui).

Como é feito a certificação de monitor remunerado?

A certificação é feita após o encerramento do semestre e a consequente finalização da disciplina, o DFCH emite certificado para o acadêmico que deverá solicitar via e-mail.

Ao final do programa, os alunos que cumprirem todos os requisitos de controle da monitoria recebem uma declaração de participação com carga horária que pode ser computada como Atividade Complementar.

Atribuições do Estudante-Monitor:

I. auxiliar os docentes em tarefas didáticas, compatíveis com o seu grau de conhecimento relacionadas a:

a) assistência aos estudantes dos cursos de graduação para resolução de exercícios e esclarecimento de dúvidas;

b) preparação de atividades teóricas e/ou práticas compatíveis com seu grau de conhecimento e experiência; e

c) elaboração de material didático complementar.

II. zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas;

III. participar no apoio ao desenvolvimento de atividades institucionais como semana de curso, semana de calouro, feira de profissões, ou outros eventos promovidos pelas Coordenações de Curso ou Departamentos Acadêmicos;

IV. elaborar bimestralmente o relatório de atividades desenvolvidas, e

V. assinar folha de frequência diariamente para controle de assiduidade (somente a bolsa monitoria).

A monitoria ainda estimula e reforça a importância da pesquisa científica, além de incentivar o processo ensino-aprendizagem. Já que o Programa de Monitoria serve como esse primeiro contato do aluno com o mundo da docência, onde é possível demonstrar que se está apto a assumir a função e serve também como espaço para o surgimento de novas perspectivas profissionais.

Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022.

Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/