Cerimonia ainda não tem data marcada.
O Conselho Universitário da Universidade Federal do Amapá (CONSU-UNIFAP) aprovou por unanimidade a concessão do título de Doutor Honoris Causa Post Mortem à Raimundo dos Santos Souza, o “Mestre Sacaca”. Ele foi o fundador e o primeiro funcionário do antigo Parque Florestal de Macapá, hoje Bioparque da Amazônia, localizado na rodovia JK em Macapá-AP.
Desde criança, Raimundo foi incentivado a conhecer sobre as plantas e passou a fazer remédios caseiros, sempre orientado pela mãe. O mestre da cultura e das plantas medicinais se tornou um curador de notório saber, requisitado por amapaenses de todos os cantos em busca de cura. O dom rendeu a fundação de um museu em Macapá que leva o seu nome e que abriga pesquisas e produção de medicamentos fitoterápicos.
O título de Doutor Honoris Causa é uma honra concedida pelas universidades a indivíduos que se destacaram com sua contribuição popular na ciência ou na educação. A cerimônia que oficializará o título ainda não tem data marcada.
Colaboração de texto: Daniele Queiroz (Estagiária do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)
ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.