Você está visualizando atualmente Debate da Unifap discute período da ditadura civil-militar no Amapá

Debate da Unifap discute período da ditadura civil-militar no Amapá

o ciclo reflete sobre a transmissão da memória através do ensino de passados traumáticos, como a ditadura.

Acontece hoje, 20/05, às 17h, pelo Youtube, mais uma etapa do primeiro ciclo de debates Ensino de História e Ditadura Civil-Militar, o debate “ensino de história, memória e direitos humanos: reflexões sobre a transmissão da memória através do ensino de passados traumáticos” com a Professora da Universidade Salgado de Oliveira, Dra. Adrianna Setemy, autora do livro Entre a revolução dos costumes e a ditadura militar. O Ciclo é promovido pelo projeto de extensão A Memória Vai à Escola, vinculado ao curso de licenciatura em história da UNIFAP.

O Projeto “A memória vai à Escola” surgiu a partir de uma iniciativa proposta pela Comissão Estadual da Verdade do Amapá, criada em junho de 2013, com o objetivo de levar ao público escolar o debate da ditadura civil-militar. O projeto de extensão pretende dar continuidade a esta iniciativa, a partir da formação continuada de professoras e professores das redes públicas municipal e estadual de ensino do estado do Amapá.

“O Grupo de Pesquisa de Ditaduras e Democracias dentro do qual este projeto foi formulado surgiu por iniciativa de professores da Unifap que fizeram parte da comissão da verdade do Amapá, e tem por objetivo promover pesquisas sobre os regimes democráticos e sobre experiências ditatoriais, no sentido de defender uma educação para os direitos humanos. Somos comprometidos com a investigação de como se processou a ditadura civil militar no então território federal do Amapá”, afirma a Dra. Júlia Monnerat Barbosa, professora do colegiado de licenciatura em história da Unifap e coordenadora do projeto A Memória vai à Escola.

O objetivo do Grupo de Pesquisa de Ditaduras e Democracias – GPDD/UNIFAP é a investigação de como aconteceu a ditadura civil militar no então território federal do Amapá, e acrescentar na compreensão histórica sobre o período ditatorial e contribuir para a discussão acadêmica, oferecendo instrumentalização, pedagógica e teórica, para que os professores e professoras da Educação Básica possam trabalhar com a temática nas escolas. O grupo é atualmente responsável pelas guarda temporária do acervo da Comissão Estadual da Verdade, CEV-AP

“Na primeira parte do projeto, estamos chamando especialistas em ditadura civil-militar, com relação ao ensino de história. As pessoas inscritas têm certificação, tanto para cada uma das conferências, como para o ciclo de debates inteiro”, comenta a coordenadora.

 

Formulário de inscrição para o ciclo de debates: https://docs.google.com/forms/u/0/d/e/1FAIpQLScdaqK3eE_jmtrr8BlaFrMsGHpCtxfQ3PRomLJh1SXxHxw94Q/formResponse

 

Canal do Youtube: 

https://youtube.com/channel/UCWlpcBCW-JHQXoCczzH47PQ

 

Para mais informações acesse:

 https://amemoriavaiaescola.wordpress.com/

 

Colaboração de texto: Maison Brito Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)
Supervisão: Prof. Dra. Roberta Scheibe

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/

 

Related Images: