Você está visualizando atualmente Grupos de extensão e pesquisa do curso de Letras da UNIFAP lançam livro digital

Grupos de extensão e pesquisa do curso de Letras da UNIFAP lançam livro digital

O lançamento do livro digital é uma iniciativa dos Núcleos de Pesquisa NEPLA e NAPLLE da UNIFAP.

Os docentes do colegiado de Letras da Universidade Federal do Amapá, Adelma Barros, Aldenice Couto e Rosivaldo Gomes organizaram, com o apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Linguística Aplicada (NEPLA) e do Núcleo Amapaense de Pesquisa em Línguas e Literaturas Estrangeiras (NAPLLE), o livro digital “Formação docente, educação linguística e experiências didáticas no ensino e aprendizagem de línguas”, lançado através da Editora do Núcleo de Estudos das Culturas Amazônicas e Pan-Amazônicas. A produção do livro ocorreu graças ao financiamento através dos recursos do Edital N.º 01/2021 – PROPESPG/UNIFAP – Chamada Interna do Programa de Auxílio ao Pesquisador – Papesq/Unifap – 2021.

A obra se trata de uma abordagem reflexiva sobre a formação prática e sobre a pesquisa voltadas para a formação docente, concentrada na educação linguística e no ensino de línguas. O lançamento oficial ocorre no final deste mês de março, no III Ciclo de Palestras, Debates e Pesquisas do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Linguísticas Aplicada (NEPLA/UNIFAP/CNPQ), durante a mesa “Literaturas do e no Norte: questões para o ensino”, que abrirá uma discussão acerca das questões compostas no livro digital.

O professor do colegiado de Letras da UNIFAP, Rosivaldo Gomes, que é um dos idealizadores do projeto, explica que “Em linhas gerais, a obra traz uma contribuição para a área de formação de professores sobre o ensino de línguas e de educação linguística, especialmente a educação linguística crítica, pensando justamente em questões atuais relativas aos objetos de ensino e aprendizagem. A própria formação inicial e continuada de professores, num viés crítico do letramento e de decolonialidade também”.

A obra apresenta capítulos escritos pelos docentes do curso de Letras da UNIFAP, juntamente com o curso de especialização em Linguística Aplicada, além da participação de mestrandos do PPGLET e de alguns alunos de IC e docentes de outras IFES

O debate III Ciclo de Palestras, Debates e Pesquisas do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Linguísticas Aplicada (NEPLA/UNIFAP/CNPQ) acontece no dia 31 de março, às 17h30, e será ministrado pelos professores Yurgel Caldas e Marcos Paulo. Você pode acessar o encontro virtual através da plataforma YouTube no canal oficial do NEPLA/UNIFAP.

A obra “Formação docente, educação linguística e experiências didáticas no ensino e aprendizagem de línguas” está disponível para download gratuito clicando aqui. O livro também ficará disponível para download no site da Editora Nepan.

Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)
Revisão: Marcela Souza (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/