A programação segue até o dia 26 de novembro.
O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (HEMOAP) deu início a campanha “Uma cor que nos une”, referente à Semana Nacional do Doador de Sangue. A finalidade da campanha é estimular a universalidade na doação de sangue e demonstrar a importância dos doadores voluntários do hemocentro.
A programação teve início no dia 22 e se estenderá até o dia 26 de novembro. Confira abaixo a programação completa:
- 23/11, da 7h30 às 9h – Blitz com samba maracatu;
- 24/11 – Apresentação da cantora Nara Lima;
- 25/11, das 8h30 às 9h – Apresentação da banda do Corpo de Bombeiros;
- 26/11, 8h30 – Apresentação do cantor Zé Miguel.
Pessoas entre 16 e 69 anos podem se tornar doadores. Para os memores de 18 anos, é necessário o consentimento dos responsáveis. Para os idosos acima de 60 anos, o procedimento só poderá ser realizado se o indivíduo já tiver doado sangue antes.
A frequência entre as doações de sangue é de três anuais para mulheres e de quatro para homens, com intervalo mínimo de dois meses — para eles — e três meses, para elas. É preciso, ainda, pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não estar em jejum.
O HEMOAP funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 12h30, e fica localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, em Macapá.
Doe sangue, salve vidas!
Colaboração de texto: Zenaide Castelo (Estagiária do Escritório Modelo/ Rádio e TV UNIFAP, 2021)
ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.