HEMOAP convoca voluntários para doação de sangue

HEMOAP convoca voluntários para doação de sangue

A urgência é para abastecer as unidades hospitalares do Estado com as tipagens O+, O- e AB+ . Cada bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas. 

Por conta da baixa no estoque, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) está convocando os doadores de todas as tripagens sanguíneas, sobretudo, os doadores voluntários com sangue tipo O+, O- e AB+. O Hemoap abastece todas as unidades hospitalares públicas e privadas do Estado. 

A queda no abastecimento é observada desde o início da pandemia. As bolsas de sangue captadas pelo Hemoap abastecem todas as unidades de saúde do Estado do Amapá, tanto da rede pública quanto da rede privada, e essa baixa na captação reflete no abastecimento das unidades hospitalares, principalmente no Centro Covid do Hospital Universitário (HU), que está sendo o maior consumidor no momento.

Foto/Imagem: Instagram @hemoap

Critérios para doar sangue:

  • Pesar acima de 50 kg;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos;  
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Não ter testado positivo para Covid-19 nos últimos 30 dias;
  • Não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias;
  • É indispensável estar descansado e bem alimentado antes da doação.

Os menores de 18 anos necessitam de autorização dos responsáveis. A pessoa só é classificada como apta ou não para doar sangue após uma triagem clínica que consiste em um questionário sobre a saúde e vida do possível doador.

Endereço e funcionamento:

Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá. O funcionamento é pela manhã, entre 7h30 e 12h30. As doações podem ser feitas por comparecimento espontâneo ou agendamento através Whatsapp (96) 98811-0200

Para mais informações ou dúvidas, acesse a plataforma do HEMOAP

 

Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/