A vacina salva vidas — a sua e a de quem você ama.
A maioria das vacinas utilizadas contra a Covid-19 usa duas doses para a imunização. A Coronavac, Astrazeneca e Pfizer, vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Imunização (PNI), precisam de duas doses em intervalos diferentes para que o esquema vacinal seja completo.
A única exceção até o momento é o imunizante desenvolvido pela Johnson e Johnson, que utiliza apenas uma dose.
“A primeira dose vai provocar um estímulo da resposta do nosso sistema imune. Quando você toma a primeira dose, ela já faz com que o nosso sistema de defesa comece a produzir os anticorpos. Mas uma dose não é suficiente, vamos precisar de um reforço. Esse reforço fará com que a produção de anticorpos seja melhor ainda e nos deixe imune por mais tempo. A eficácia da vacina se torna maior, melhor e mais duradoura com a segunda dose”, explica o infectologista Gustavo Magalhães para o portal de noticias G1.
Portanto, fique atento ao seu esquema vacinal e tome a sua segunda, pois somente com ela você será imunizado.
Colaboração de texto: Vinicius Trindade (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)
ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.