You are currently viewing Governo do Estado planeja terceira dose de vacinação contra a Covid-19 para público a partir de 18 anos

Governo do Estado planeja terceira dose de vacinação contra a Covid-19 para público a partir de 18 anos

A medida seguirá a nova normativa do Ministério da Saúde em que as novas doses de reforço estarão disponíveis para qualquer pessoa a partir de 18 anos. 

O Governo do Amapá começou a planejar com as prefeituras o esquema para aplicação da terceira dose de vacina contra a Covid-19 para a população amapaense a partir de 18 anos. A terceira dose é uma garantia de que a população mantenha a taxa de imunidade alta. A medida é uma normativa do Ministério da Saúde, anunciada nesta última quarta-feira, 17.

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) reuniu os secretários de saúde municipais e definiu que cada cidade ficará responsável pelo seu calendário de vacinação. Também ficou acertado que o critério para todos os municípios do estado será a ordem decrescente de idade, respeitando o prazo estabelecido no esquema vacinal entre as doses.

 

Por quê tomar a segunda dose de reforço? 

Reforçar o ciclo de imunização é importante para garantir que a reposta imune seja preservada, ou seja, manter a sua proteção contra o novo coronavírus. A terceira dose da vacina da covid-19 estimulará a produção de novos anticorpos e, com isso, tornará a população mais protegida, ajudando ainda mais na queda de contágio e mortes pela doença. 

 

Quem pode tomar a terceira dose da vacina da covid-19?

Segundo o ministério, a vacinação da terceira dose está liberada para todas as pessoas maiores de 18 anos. É preciso estar com o ciclo vacinal completo, ou seja, com a primeira e segunda doses já aplicadas. Além isso, é necessário esperar um intervalo de 5 meses para receber o imunizante.

 

Onde se vacinar?

A aplicação da terceira dose da vacina da covid-19 segue pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na rede pública. Ao todo, são 38 mil postos de saúde no país. Estados e municípios também podem organizar iniciativas para a vacinação — como mutirões, semelhantes aos da aplicação da 1ª dose.  

Inicialmente, a SVS prevê um estoque de 25 mil doses da vacina à disposição para todos os 16 municípios amapaenses nesta etapa de vacinação e aguarda novas remessas enviadas pelo MS.

 

Qual imunizante vou tomar?

O Ministério da Saúde explicou durante a coletiva que a terceira dose da vacina da covid-19 deve ser de um imunizante diferente do que foi usado nas duas primeiras doses. Ou seja, quem tomo Astrazeneca deverá receber Pfizer, e vice-versa. 

Por isso, segundo Queiroga, a vacina da Pfizer deve ser a mais aplicada, já que boa parte da população recebeu os outros imunizantes no ciclo vacinal.

Uma atualização importante foi sobre a vacina da Jansenn, de dose única. O ministério explicou que será preciso uma segunda dose do imunizante, dois meses após a primeira, e então a terceira dose da vacina da covid-19, obedecendo ao intervalo de cinco meses.

Continue usando máscara, evitando aglomerações se possível e vacine-se! 

 

Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/