A plataforma aborda sobre movimentos afro-brasileiros e terá biografias, marcos históricos e conceitos da ancestralidade negra.
No dia 8 de novembro, O Itaú Cultural em parceria com a Fundação Tide Setubal, lança a plataforma virtual Ancestralidades, que será destinada ao debate, à formação e à reflexão sobre a história e movimentos afro-brasileiros. O lançamento, a partir das 17h, contará com o encontro online “Perspectivas das Ancestralidades Negras”, transmitido pelo YouTube do Itaú Cultural, reunindo o pesquisador, instrumentista e compositor Tiganá Santana, a filósofa Sueli Carneiro e a escritora Ana Maria Gonçalves, que integram o conselho do projeto.
O que é ancestralidade?
A palavra ancestralidade teve por muito tempo seu papel fundamental ligado à organização das religiões de matriz africana. Hoje, o termo tornou-se, para além disso, um signo de resistência afrodescendente, responsável por enegrecer a história do Brasil e relacionar as lutas do passado com as do presente.
A plataforma
A plataforma Ancestralidades estreia com verbetes sobre as raízes afro-brasileiras, acervo que será acrescido ao longo do tempo. Dividido em três sessões, “Biografias e trajetórias”, “Marcos históricos” e “Termos e Conceitos”, o site apresenta biografias e trajetórias de personalidades negras e suas histórias, listagem dos marcos históricos desde o início do século XVI até o presente e, por fim, conceitos sobre o tema, como raça, gênero, quilombo e afrofuturismo.
Parte da produção dos verbetes da plataforma é assinado por uma equipe de pesquisadores multidisciplinar. A produção do conteúdo conta, ainda, com verbetes de arte e cultura da Enciclopédia Itaú Cultural.
A plataforma tem como proposta difundir, gerar intercâmbios e potencializar diversos conteúdos sobre a temática que dá nome ao projeto. É composto por três eixos temáticos – Arte e Cultura, Democracia e Direitos Humanos, e Ciência e Tecnologia –, que serão apresentados ao público em uma série de dois encontros sobre cada eixo.
Ao longo do mês de novembro, marcando o lançamento, o Itaú Cultural organiza uma programação especial, que inclui encontros, apresentações musicais e lives sobre cinema negro, a partir de filmes disponibilizados na Itaú Cultural Play, no canal do YouTube do Itaú Cultural. Ao todo serão sete encontros que contarão com a participação de importantes nomes como Cidinha da Silva, Nei Lopes, Edson Cardoso, Leda Maria Martins, entre outros.
Colaboração de texto: Maison Brito Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)
ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.