Você está visualizando atualmente NEAB/UNIFAP realiza Seminário AfroCientista sobre a presença negra na Ciência e na Universidade

O Seminário é alusivo ao mês da Consciência Negra e será realizado de maneira híbrida durante 3 dias.

Acontece entre os dias 23 e 25 de novembro o Seminário de Culminância do Projeto AfroCientista – NEAB/UNIFAP 2021, com a temática “A presença negra na Ciência e na Universidade: experiências, legados e desafios”. O evento é idealizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do NEAB/UNIFAP e coordenado pela Profª. Drª. Iris Moraes Ewejiimi.

O seminário se trata de uma atividade parcial e é alusivo ao mês da Consciência Negra, do Projeto AfroCientista. Com o intuito de promover debates em torno da promoção e implementação das Políticas de Ações Afirmativas na Universidade e da Presença Negra na Ciência, o evento traz discussões sobre o combate ao racismo, bem como a valorização das culturas e conhecimentos de matriz africana, afro-brasileiras e quilombolas, especialmente no estado do Amapá – Amazônia.

O projeto é fruto da parceria entre a Associação Brasileira de Pesquisadores (as)  Negros (as) (ABPN), o Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (CONNEABS), os NEABs, NEABIs ou Grupos Correlatos e Escolas do Ensino Médio, com financiamento do Instituto Unibanco.

Foto/Imagem: Instagram @Neab_Unifap

Como funcioná o Seminário?

O seminário será realizado de maneira híbrida, com transmissão ao vivo através das redes sociais do NEAB-UNIFAP (@Neab_Unifap) e presencialmente na Escola Estadual Sebastiana Lenir de Almeida, contando com todas as medidas sanitárias devidas, tendo apenas uma parcela representativa de sua Comunidade Escolar, que serão os estudantes bolsistas do Projeto AfroCientista. As atividades presenciais ocorrerão no auditório do CEPAJOB, um dos apoiadores do Seminário, com um público reduzido constituído principalmente de Cientistas Negros e estudantes da Escola Sebastiana Lenir de Almeida mediante as devidas medidas de biossegurança exigidas atualmente.

Sobre o NEAB-UNIFAP

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, vinculado à Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) é constituído por núcleos, grupos e projetos de pesquisas e de extensão devidamente certificados, tendo como finalidade:

I – Promover a produção e disseminação do conhecimento sobre a população negra, particularmente do estado do Amapá, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão;

II – Estimular o desenvolvimento de políticas de diversidade étnico-racial, de promoção da igualdade e de valorização das populações de matriz africana;

III – Estabelecer relações de cooperação técnico-científica com instituições federais, estaduais, municipais e particulares, bem como internacionais visando à consecução de seus objetivos;

IV – Sensibilizar a comunidade acadêmica (professores, acadêmicos e técnico-administrativos em educação) acerca das alterações promovidas nas Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/1996, Art. 26 A, CNE/CP 001/2004, e da Resolução n. 003/2004) que definem as diretrizes curriculares nacionais para educação das Relações Étnico-raciais e ensino da História Afro-brasileira e Africana, bem como sobre a Lei n. 12.711/2012 – intitulada como “Lei de Cotas” – e Resolução n. 008/2012- CNE/CP – a qual define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica.

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal do Amapá realiza, desde abril de 2021, a 2ª Edição do Projeto Afrocientista, cujo objetivo é despertar a vocação científica e incentivar talentos entre estudantes negros matriculados em escolas de ensino médio, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica.

Quem coordena?

O projeto Afrocientista é atualmente coordenado pelo Prof. Dr. Irlon Maciel Ferreira, Docente do Curso de Licenciatura em Química da UNIFAP, Coordenador de Pesquisa e Pós-graduação do NEAB-UNIFAP e conta com a colaboração das professoras Iris Pereira de Moraes-Ewejimi (Colegiado de História e Coordenadora Geral do NEAB-UNIFAP) e Piedade Lino Videira (Colegiado de Pedagogia e Coordenadora de Ensino do NEAB-UNIFAP).

Além disso, também conta com os Bolsistas de Graduação: César dos Santos Rodrigues Filho (Membro do NEAB-UNIFAP desde 2015, Bolsista Afrocientista-ABPN e Graduando em Licenciatura em História); Leitícia Miriam Pereira Jomar (Bolsista administrativa do NEAB-UNIFAP e Graduanda em Licenciatura em Artes Visuais); Roger Waters Azevedo da Silva (Bolsista Afrocientista-Extensão, Graduando do último semestre de Licenciatura em História, colaborador do NEAB-UNIFAP desde 2017); Tayrine Gouvêa Batista (Bolsista Afrocientista-Extensão, Graduanda em Licenciatura em Sociologia e colaboradora do NEAB-UNIFAP desde 2018).

Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/