Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais – SERNEGRA

Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais – SERNEGRA

O congresso científico tem o objetivo de provocar a discussão sobre a presença da população negra nos diversos espaços sociais no contexto amazônico. 

Acontece entre os dias 23 e 26 de novembro a Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA). O evento é um congresso científico que dialoga com diferentes linhas de pesquisa, militância e sujeitos de resistência, e conta com a apresentação de trabalhos em sessões temáticas, além de oficinas, palestras, rodas de conversas, mesas redondas, apresentações culturais, feirafro, entre outras ações.

Com o intuito de provocar a discussão sobre a presença da população negra nos diversos espaços sociais no contexto amazônico e tendo como pressuposto o processo histórico de invisibilização desses grupos sociais na Amazônia, o evento terá como Palestrantes Jorge Ferrão, Luana Tolentino, Patrícia Maria Melo Sampaio, e Tatiane Cristina Ribeiro. O congresso pretende promover reflexões e construir caminhos para a equidade racial e de gênero, contribuindo para uma educação antirracista e antissexista. 

Esta é a 10ª edição do SERNEGRA, criado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). Durante suas edições, tem se irradiado pela Rede Federal de Ensino e, neste ano, o evento acontece entre os dias 23 e 26 de novembro, virtualmente, em razão da pandemia. A edição terá como anfitrião o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), com o desafio da visibilidade das negritudes, pretices e o “ser negro/a” na Amazônia. 

Confira uma parte da programação do congresso científico: 

Exposição Remando nas águas da Arte e Cultura Negras na Amazônia

A ideia dessa exposição é apresentar ao público as expressões artístico-culturais dos negros (as) na Amazônia. Em uma corrente das águas cuja nascente brota na grande floresta Amazônica. Além da arte, trazemos imagens que relatam a história do povo preto que aprendeu a dialogar com a mata e os rios e construiu morada neste lugar.

FEIRAFRO

A Feira de Empreendedorismo Negro (FEIRAFRO) é um espaço coletivo de exposição, venda de produtos oriundo de comunidades quilombolas, coletivos e empreendedores individuais negros. O objetivo é produzir conhecimento, fortalecer iniciativas ligadas ao comércio justo e sustentável e dar visibilidade para os empreendedores no contexto do mercado brasileiro e amazônico, além de realizar vendas dos produtos de forma presencial e via redes sociais. No dia 26 de novembro, os empreendedores de Manaus participarão de forma presencial e os que estão em outros estados de forma online. Durante a feira o (a) empreendedor (a) poderá apresentar e comercializar seus produtos. 

O Prazo para submissão de trabalhos será de 30 de novembro a 25de dezembro. Você pode conferir a extensa programação através do Google drive. 

Confira as Regras para submissão de trabalhos completos aqui. Você poderá se inscrever para participar do evento através do link: https://www.even3.com.br/sernegra2021/

 

Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/