O Prêmio Nobel da Paz de 2021 foi concedido nesta sexta-feira, 08, aos jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov por seus “esforços para salvaguardar a liberdade de expressão”, que, segundo o Comitê Nobel da Noruega, “é uma pré-condição para a democracia e a paz duradoura”.
A jornalista filipina Maria Ressa e o jornalista russo Dmitry Muratov venceram o Nobel da Paz 2021. O anúncio foi feito no dia 8 de outubro, pela Academia Sueca, em Estocolmo. Ressa, a primeira mulher neste ano a receber um Nobel, é editora da Rappler, uma agência de notícias que faz críticas ao governo do presidente das Filipinas. Muratov dirige o jornal russo independente Novaya Gazeta.
“A senhora Ressa e o senhor Muratov recebem o Prêmio Nobel da Paz pela corajosa batalha pela liberdade de expressão nas Filipinas e na Rússia”, disse Berit Reiss-Andersen, do Comitê Nobel norueguês.
Ressa, repórter filipina-americana, é editora do site de jornalismo investigativo Rappler e foi presa pelo governo de Rodrigo Duterte, acusada de violar uma controversa legislação contra “difamação cibernética” por uma reportagem em que denunciava um empresário filipino por atividades ilegais.
Já Muratov é cofundador e editor-chefe do “Novaia Gazeta” (“Novo Jornal”, em russo), um dos principais jornais de oposição ao governo de Vladimir Putin e considerado símbolo da mídia democrática em Moscou.
Neste ano, disputaram o Nobel da Paz 329 candidatos, 234 pessoas e 95 organizações.O número é ligeiramente superior ao do ano passado: 317.
As relações dos candidatos e de quem os propôs só serão divulgados daqui a 50 anos, e eles só serão conhecidos se forem divulgados diretamente por quem os propôs.
Os laureados com o Nobel da Paz recebem o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (quase 1 milhão de euros), além de um diploma e uma medalha A premiação acontece em 10 de dezembro, em Oslo, na Noruega, dia da morte do criador do prêmio, Alfred Nobel.
Colaboração de texto: Maison Brito Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)
ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.