Laboratório de Acessibilidade Cultural lança catálogo virtual de Artistas com Deficiência do Estado do Amapá

Laboratório de Acessibilidade Cultural lança catálogo virtual de Artistas com Deficiência do Estado do Amapá

A realização é do Projeto Teatro e Inclusão: Laboratório de Acessibilidade Cultural em Macapá — UNIFAP.

 O Projeto Laboratório de Acessibilidade Cultural (Labac) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) realizou durante o ano um levantamento de artistas com deficiência no estado do Amapá visando fomentar um Catálogo de “Artistas com Deficiência do Estado do Amapá”, voltado para esses artistas. O Catálogo é uma realização do curso de Teatro da UNIFAP, através da coordenação do Prof. Dr. Emerson de Paula, também coordenador do Laboratório de Acessibilidade Cultural – LABAC e docente do curso de licenciatura em Teatro, e conta com artistas que possuem qualquer deficiência, fosse física, visual, auditiva, entre outras, de diversas áreas da cultura, como dança, música, teatro e artes plásticas. 

O objetivo do Catálogo é de instigar novos desenvolvimentos em políticas públicas voltadas para a cultura em nosso município, especialmente na área de Acessibilidade Cultural, por meio desta criação do Cadastro desses artistas PcD Amapaenses. 

A publicação do Catálogo foi financiada com recursos do Programa Nacional de Apoio a Geração de Empreendimentos Inovadores 2020 na Modalidade Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico Industrial DTI—B via Convênio CNPq e Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá — FAPEAP.

 

Desenvolvimento e lançamento do Catálogo 

Após todas as etapas e levantamento de dados, o Catálogo de Artistas com Deficiência do Amapá teve seu lançamento durante esta semana através de transmissão ao vivo pelo Instagram do Laboratório de Acessibilidade Cultural — LABAC (@labac.unifap). 

O Catálogo apresenta o primeiro levantamento realizado de março a outubro de 2021. No entanto, segundo a coordenação do projeto, o levantamento deverá continuar a realizar a pesquisa de novos artistas PcD do estado, pois além de catalogar novos talentos das áreas da cultura, ajudará a servir como pesquisa para o meio acadêmico. 

Se você é um(a) artista que possui alguma deficiência ou conhece outros Artistas PcD’s do Amapá, cadastre-se aqui

 

Laboratório de Acessibilidade Cultural – LABAC UNIFAP 

O laboratório de acessibilidade cultural é um Projeto de Extensão do Curso de Licenciatura em Teatro da UNIFAP, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias, que analisa de forma teórica e prática a Arte/Educação com ênfase no Teatro/Educação. O projeto acontece desde 2017 e objetiva contribuir para a Acessibilidade Cultural de Pessoas com Deficiência (PcD), realizando várias ações como: trabalho com pessoas surdas e pessoas cegas, envolvendo em ações de teatro. 

Você pode ter acesso gratuito ao Catálogo clicando aqui.

 

Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/