A Campanha Março lilás visa conscientizar e orientar sobre prevenção do câncer de colo do útero, e terá programação durante todo mês de Março no Amapá.
O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. Além de estar relacionado ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8, o Março Lilás é dedicado também à campanha de prevenção e combate ao câncer de colo de útero. Esse tipo de câncer é uma das maiores causas de morte pela doença entre as mulheres no mundo.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre 2020 e 2022, o Brasil deve registrar 16.710 casos novos de câncer de colo de útero, sendo o primeiro mais incidente na região Norte, com 26,24/100 mil casos. Somente no Amapá, a taxa é estimada em 33,00 casos para cada 100 mil mulheres. Vale ressaltar que a cada dez casos, a doença é causada por dois subtipos do HPV, o papilomavírus humano. O vírus é transmitido em relações sexuais que acabam causando lesões na vagina, no colo do útero, no ânus e também no pênis.
“Programação Março Mulher – Coordenada pela Secretaria Extraordinária de Política Para Mulheres (SEPM)”. Foto/Imagem: SEPM
Tendo a data em vista, o Governo do Amapá iniciou nesta sexta-feira, 4, a programação do Março Mulher, que tem o tema “Consolidando as Políticas Públicas para Mulheres e Meninas do Amapá”.
A programação terá diversas capacitações, palestras, encontros, lançamentos de projetos, entre outros, em todo o mês de março, em todos os 16 municípios amapaenses.
Um dos destaques da programação é o lançamento do Observatório da Mulher Amapaense (OMAP). O Observatório será uma plataforma interativa composta de banco de dados, gráficos e estatísticas que permitirá análises, pesquisa e consultas públicas sobre a violência contra a mulher no estado. Nele constará as informações e dados dos Centros de Referência e Atendimento Cram e Camuf que deverão ser captadas por um sistema interno digital, no qual o domínio pertencerá à SEPM e o Centro de Processamentos de Dados do Amapá (Prodap). O sistema ainda está em fase de conclusão e acontecerá a estreia da plataforma durante o desfecho da programação do Março Mulher, no final deste mês.
O evento é importantíssimo para a luta e conscientização a respeito do câncer de colo Uterino, com o objetivo de informar as mulheres sobre as formas mais eficientes de evitar o câncer do colo de útero, além de incentivar a vacinação de crianças e adolescentes antes de terem contato com o HPV, por exemplo.
A programação em torno do Março Mulher, terá seu ponto alto no dia 8 de março, que se comemora o Dia Internacional da Mulher, onde haverão ações de saúde, palestras sobre Empoderamento Feminino, visita em comunidades ribeirinhas e carapirás, lançamentos de projetos como o Costurando Sonhos, promovido pelo Camuf Santana, além do Cine Mulher no município de Mazagão, com filmes de temáticas que tenham mulheres protagonistas e temas feministas. Palestras com mulheres em privação de liberdade, além da participação de diversos Movimentos de Mulheres do Amapá. O evento é aberto para toda comunidade Amapaense em geral e você confere a programação completa aqui.
Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)
Revisão: Marcela Souza (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)
ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.