You are currently viewing MIS promove debate psicológico sobre o documentário Professor Polvo

MIS promove debate psicológico sobre o documentário Professor Polvo

 

 

Encontro virtual será transmitido ao vivo no YouTube.

Nesta terça-feira (7),  o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), através do Ciclo de Cinema e Psicanálise, realiza o debate sobre o filme “Professor Polvo”, de Pippa Ehrlich e James Reed, vencedor do Oscar 2021 na categoria melhor documentário. O longa conta como o cineasta sul-africano Craig Foster criou uma relação inesperada de amizade com um polvo. Na temporada #MISemCASA, as edições são quinzenais, e o público pode assistir ao filme antecipadamente em plataformas de streaming.

As filmagens aconteceram em águas da costa africana em que Foster mergulhava diariamente como uma forma de encontro consigo mesmo. Nos passeios, ele observa um polvo e, aos poucos, a curiosidade leva mergulhador e molusco a se aproximarem.

O evento, com transmissão ao vivo a partir das 20h, é organizado pela Folha de São Paulo em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS-SP) e a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, a SBPSP. Participam do debate a jornalista da Folha Mariana Agunzi e o psicanalista e professor da Universidade de São Paulo João Frayze-Pereira.

Sobre o filme

Professor PolvoMy Octupos Teacher 

(dir. James Reed e Pippa Ehrlich, Singapura, 2020, 85 min, classificação livre) 

Debilitado pela fadiga adrenal, Craig começa a mergulhar em uma floresta subaquática gelada na ponta da África. Revigorado pelas águas geladas ele começa a filmar suas experiências, e com o tempo um jovem polvo curioso chama sua atenção. Visitando sua toca e rastreando seus movimentos durante meses ele ganha a confiança do animal e eles desenvolvem uma relação improvável. Enquanto o polvo compartilha os segredos de seu mundo, Craig se torna testemunha da beleza e do drama na vida de uma criatura selvagem e nesse processo a vida de Craig passa por uma incrível transformação mental e física. 

Professor Polvo é um documentário improvável, ainda que perfeitamente crível, surpreendentemente comovente e de delicadeza ímpar. Trata-se do relacionamento, amizade e admiração profunda de Craig Foster, cineasta, por um polvo fêmea que vive na floresta de algas, na costa da África do Sul. 

“Professor Polvo” está disponível na plataforma de streaming Netflix e não será exibido durante o debate. O encontro será transmitido ao vivo pelo canal do MIS no Youtube. O público poderá participar com envio de perguntas e comentários pelo chat.

Assista no canal do MIS no YouTube.

 

Colaboração de texto: Maison Brito Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/