As escutas psicológicas fazem parte da campanha “Conectado com você em favor da vida”, e acontecem todo o sábado deste mês
Neste sábado, 11 de setembro, a Prefeitura Municipal de Macapá passa a promover plantão psicológico gratuito para a população em algumas Unidades Básicas de Saúde – UBS da capital. O atendimento é feito durante todo o mês, aos sábados de 8h da manhã até meio dia. As ações fazem parte da campanha Setembro Amarelo que este ano tem o tema “Conectado com você em favor da vida”. Os plantões acontecem nos dias 11, 18 e 25, em cada UBS selecionada. Sendo 11/09 na UBS Marabaixo, 18/09 na UBS Padre Raul Matte e 25/09 na UBS Álvaro Corrêa.
O coordenador de saúde mental do município, Jeferson Melo, comenta que a escuta psicológica está sendo ampliada. “Nós estamos desenvolvendo um plantão psicológico todos os dias da semana na Unidade Básica de Saúde no Marabaixo. Durante o mês de setembro, aos, sábados, nós estaremos fazendo isso em outros locais, no Marabaixo, na UBS Pe. Raul Matte (bairro Zerão), na UBS Álvaro Côrrea (Zona Norte)”.
Setembro Amarelo
A Prefeitura preparou uma programação durante todo o mês de setembro que conta com live, simpósio, rodas de conversa, escutas psicológicas e caminhada em favor da vida. A iniciativa tem o objetivo mobilizar a população para conscientização sobre o assunto, discutir sobre como identificar sinais da ideação suicida, além de informar como ajudar e buscar apoio psicológico.
Durante a campanha, os plantões psicológicos nas UBS ocorrem todos os sábados do mês de setembro sem a necessidade de agendamento prévio, a partir das 8h.
Endereço das Unidades:
UBS Marabaixo
Localizada na Avenida 4, s/n – Marabaixo II, Macapá – AP, 68906-502.
UBS Pe. Raul Matte
Localizada na Avenida Wilson Carvalho, próxima a 2ª Arena do bairro Zerão.
UBS Álvaro Correia
Localizada na avenida Armando Tupan Alves de Abreu, 110, no bairro São Lázaro.
Colaboração de texto: Mayra Carvalho (Bolsista de Extensão ‘TV Digital UNIFAP/2021’)
ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.