Entenda como a Covid-19 afetou a rotina dos cursos de mestrado e doutorado e as principais dificuldades
A rotina de estudos dos alunos de Instituições de Ensino Superior foi afetada pela pandemia da Covid-19. Nesse sentido, muitos pós-graduandos precisaram se adaptar a uma nova realidade: o ensino presencial dá lugar ao formato de ensino remoto. Apesar de ser uma alternativa válida para manter o funcionamento das atividades de educação, também apresenta problemáticas a serem discutidas.
Na visão do estudante do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual (PROFNIT) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Fernanda Castelo, o ensino virtual dificulta o aprendizado. “As aulas ocorrem por meio da plataforma Google Meet, e minha internet é instável, além da dificuldade de manter a atenção nas aulas; isso prejudica o meu aprendizado. Falta maior interação e outras trocas que se perdem no ensino remoto. O ensino e aprendizado ficam muito prejudicados”.
O problema vivenciado pela estudante é um dos mais corriqueiros, locais com menor acessibilidade digital e maior desigualdade social, nos quais as políticas públicas não fornecem amparo à população, configuram desafios que devem ser considerados para serem feitas melhorias no sistema educacional.
Normalmente, pós-graduandos estão habituados a longas jornadas de trabalho na produção científica teórica e pesquisas de campo. Porém, com a suspensão das atividades presenciais em razão da pandemia, somada a outros fatores, não estão conseguindo produzir suas teses, trabalhos ou seguir com seus projetos de pesquisa.
Essa exigência acadêmica pode até resultar em problemas relacionados à sua saúde mental, como relata o doutorando em Inovação Farmacêutica da UNIFAP, Leandro Oliveira. “Na aula online, quando eu fico em dúvida, sinto que não posso fazer perguntas com a mesma facilidade, não consigo absorver o conteúdo por mais que estude exaustivamente. E com o passar dos meses desenvolvimento ansiedade, estresse, e, ainda, tinha que estudar e trabalhar na linha de frente contra o vírus, muitas vezes pensei em desistir”, comenta o discente.
Programas da UNIFAP
A UNIFAP oferece capacitação de Pós-Graduação, mestrado e doutorado. Na pandemia, essas modalidades de formação foram afetadas de maneira negativa no seu funcionamento. Isso porque, em razão da pandemia de Covid-19 as defesas e Assembleias do Mestrado para Profissional em História (PROFHISTÓRIA) são realizadas via Google Meet. Por outro lado, a internet disponível no Estado do Amapá não possibilita uma conexão estável, dificultando o bom desempenho da Pós-Graduação.
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS/UNIFAP) também encara problemas em sua modalidade à distância. Com a alta demanda virtual ocorre panes nos sistemas, como problemas no limite de armazenamento do e-mail oficial, e foi necessário a criação de outra conta.
Entre os meses de janeiro e fevereiro de 2022 a UNIFAP oferta vagas para os cursos de mestrado e doutorado – veja os Editais em: https://depsec.unifap.br/. Entretanto, no início deste mês, a Reitoria suspendeu novamente ass atividades presenciais, em decorrência do aumento de casos da Covid-19 no Estado e surto de gripe (H3N2). Dessa maneira, o estudo presencial permanece suspenso.
Conheça os Programas de Pós-Graduação da UNIFAP
PROFHISTÓRIA
https://www2.unifap.br/profhistoria/
PPGCS/UNIFAP
MDR
http://www.unifap.br/mestrado-em-desenvolvimento-regional-seleciona-novos-discentes/
Bolsa Pós-Doutoral
http://www.unifap.br/programa-de-pos-graduacao-em-educacao-seleciona-bolsista-pos-doutoral/
Colaboração de texto: Angela Gabriela, Cíntia Leão, Nathália Braga (Alunos da disciplina Redação e Reportagem 2, sob orientação do Professor Paulo Giraldi para o Projeto de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)
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