You are currently viewing Rádio Universitária 96.9 FM retoma transmissões locais em fase de testes

Rádio Universitária 96.9 FM retoma transmissões locais em fase de testes

No ano passado, de forma preventiva, o transmissor havia sido desligado devido a danos causados pelo apagão, que atingiu o Amapá, em novembro. 

A Rádio Universitária, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), retomou as transmissões por antena — na frequência 96.9 FM — na semana passada, 17 de setembro. Durante o final do ano passado, o transmissor havia sido desligado devido a danos causados pelo apagão, que atingiu o Amapá em novembro de 2020. Atualmente, a programação da rádio segue em caráter remoto, com veiculação de conteúdos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Voz do Brasil, noticiário nacional, programação musical local e produções diárias dos boletins pelo Escritório Modelo “UNIFAP Notícias”.

Os sistemas de operação e transmissão da Rádio Universitária 96.9 FM ainda passarão por manutenções corretivas, a partir da contratação de empresa prestadora de serviço especializado pela UNIFAP. Por conta dos danos do apagão no Amapá no ano passado, há a necessidade da substituição do transistor mosfet BLF278 do módulo 2, reparo do pallet de entrada e saída de RF, troca de acoplamento DC de todos os pallets dos 3 módulos e ajuste no sistema.

Vista das antenas de transmissão da Rádio UNIFAP. Foto/Imagem: Arquivo pessoal 

Segundo o diretor da TV/Rádio UNIFAP e docente do Colegiado de Jornalismo, Prof. Dr. Paulo Giraldi, a “equipe da emissora seguirá o Protocolo de Biossegurança  da UNIFAP para retorno gradual da programação ao vivo/gravada da emissora”, as orientações do Conselho Universitário (CONSU) e, a partir de consulta eletrônica aos parceiros dos programas, como cursos, Pró-Reitorias, comunidade interna e externa.

“Após o apagão, seguimos operando a emissora por meio da WebRádio, com objetivo de não parar nossas transmissões. Agora, retomamos a programação também por antena, para toda a nossa capital. A nossa equipe continua empenhada na condução dos processos internos para contratação e execução das atividades de manutenção preventiva e corretiva dos sistemas da Rádio UNIFAP”, pontua o diretor, Prof. Paulo Giraldi.

AUTORIZAÇÃO DO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES

A inoperância da emissora foi comunicada pela EBC através do Ofício nº095/2021/DIGER/EBC enviado ao Ministério das Comunicações sobre a Prorrogação de prazo para interrupção de Serviço de Transmissão em Frequência Modulada, em Macapá/AP,canal 245, por mais 180 dias – a partir de 27 de abril de 2021.  Após reunião com equipe técnica em 17 de setembro, e considerando as novas avaliações técnicas do transmissor e correções emergenciais, o sistema foi realizado com potência menor – operando com 2 gavetas, do total de 3 – em 1.250W.

Entre os compromissos da Rádio UNIFAP, estão a promoção do acesso à informação de forma acessível por meio da pluralidade de fontes de produção e distribuição do conteúdo; produção e programação com finalidades educativas, artísticas, culturais, científicas e informativas; promoção da cultura nacional, estímulo à produção regional e à produção independente; respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família; a não discriminação religiosa, político partidária, filosófica, étnica, de gênero ou de opção sexual; e observância de preceitos éticos no exercício das atividades de radiodifusão.

Trajetória na Educação

A Rádio UNIFAP existe há mais de 10 anos e foi inaugurada em 18 de maio de 2009, através da parceria entre a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e a Empresa Brasil de Comunicações (EBC), tendo seu prédio inaugurado no dia 19 de fevereiro de 2010. Hoje em dia a Rádio Conta com uma programação diferenciada, cujo objetivo é divulgar a cultura local, regional e nacional, e evidenciar as atividades de pesquisa, ensino e extensão da universidade. Além disso, tem firmado também parcerias institucionais para a realização de programas radiofônicos, além de servir como laboratório para os estudantes dos diversos cursos de graduação, com destaque ao curso de jornalismo.

Ouça a Rádio UNIFAP na web: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/ e siga ouvindo nosso Podcast de Notícias: https://open.spotify.com/show/6ecDv383AshyNpl6QpvXVi

Baixe o APP da Rádio UNIFAP na PlayStore

 

Colaboração de texto:Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/