Você está visualizando atualmente UEAP realiza segunda semana do Meio Ambiente

UEAP realiza segunda semana do Meio Ambiente

O evento vai discutir o ambiente, oceanos e outras interações  com  o meio

Entre os dias 08 a 11 de junho, acontece a II Semana do Meio Ambiente da Universidade Estadual do Amapá (Ueap) em parceria com o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA), e tem como tema “Novas Territorialidades e Economias Comunitárias na Amazônia” conta com  minicurso, oficina, palestras e mesas redondas. Na edição deste ano acontece junto ao evento o I Workshop Década do Oceano Amapá, toda programação será online pelo canal do youtube da PROEXT UEAP.

Dentro da Semana acontece nesse ano o I Workshop Década do Oceano Amapá, fruto da discussão proposta pela ONU, surgiu da necessidade de cuidar da saúde oceânica. Por meio de cooperação internacional, busca incentivar a pesquisa científica e as inovações tecnológicas voltadas para a limpeza, segurança e sustentabilidade dos Oceanos. O intuito do Workshop é reunir pesquisadores, atores sociais e construir uma rede que leve a cultura oceânica para todo o Amapá.

“A ideia da semana do meio ambiente é trazer temas e discussões acerca do pensamento de que tudo é meio ambiente. Temos um conceito geral de que ambiente é muito naturalista, voltado à natureza, floresta e tudo que é fora. Às vezes as pessoas esquecem que meio ambiente na verdade é tudo que tá no  nosso entorno onde todos os seres vivos se relacionam, inclusive os seres humanos. É essa a ideia geral da Semana: é integrar, juntar e desmistificar essa ideia de meio ambiente fora, o meio ambiente está dentro, meio ambiente também é relações culturais, políticas, são as formas como lidamos com o meio de uma maneira geral” afirma Dra. Janaina Freitas Calado, professora e Chefe da Divisão de Extensão da UEAP.

O evento é organizado pela Unidade de Ações Culturais – UAC e Pró-Reitoria de Extensão – PROEXT da UEAP, e pelo Instituto de Pesquisa Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá – IEPA.

“A importância de se promover um evento como esse é dar visibilidade para todas essas questões que nos movem: questão de desenvolvimento, questões culturais, questões do território, questões da economia. Como vamos conseguir fazer isso num momento em que nós estamos sendo tão ameaçados, em termos de estratégias de políticas públicas ambientais? Então, a principal tarefa desse evento é essa, trazer esse novo olhar e discutir cada vez mais”, comenta a Chefe da Divisão de Extensão da UEAP e organizadora do evento.

O evento acontece durante a manhã e tarde do dia 8 de maio, a partir das 8:30 h, com quatro sessões, com cada tema voltado para o oceano. E à noite inicia a abertura da semana do meio ambiente, com a Mesa Redonda chamada Novas territorialidades e Economias e comunitárias na Amazônia.

Acompanhe o evento no Canal Vuumbora – PROEXT UEAP no youtube: www.youtube.com/channel/UC74Ag7fuPo1ZiLPHEhiNmDg

Colaboração de texto: Maison Brito Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)
Supervisão: Prof. Dra. Roberta Scheibe

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/