DOCENTES DO CURSO

Professora do Magistério superior

Marilia Gabriela Silva Lobato

Biografia

Professora da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), doutora em Desenvolvimento socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), Universidade Federal do Pará.  Mestre em Desenvolvimento Regional (MDR/UNIFAP). Bacharel em Secretariado Executivo (UNIFAP). Pesquisa a lógica espoliante do modelo de produção capitalista e as consequências nas relações de trabalho e nos modelos alternativos de sobrevivência em comunidades, tendo como base a Teoria Crítica e a Epistemologia Decolonial. Também investiga estratégias de resistência e enfrentamento diante dos intitulados, por intermédio de uma racionalidade instrumental e colonial, de projetos de modernização.

Pesquisa e Extensão

Odyssea – observatório das dinâmicas das interações entre as sociedades e O meio ambiente na amazônia: sustentabilidade e adaptações às mudanças Globais.

Identidade dos atores sociais relacionados ao impacto da construção da usina hidrelétrica de Ferreira Gomes.

Estado, políticas Públicas e empregabilidade no Amapá. As transformações do significado do trabalho em razão das mudanças na sociedade capitalista, principalmente a partir da década de 1970, tiveram reflexos significativos para a classe que vive do trabalho. O trabalho produtivista acentuou-se ampliando as estratégias para reprodução do capital.

Mensagem

Devíamos ser ensinados a não esperar por inspiração para começar algo. Ação sempre gera inspiração. Inspiração raramente gera ação.

Marilia Gabriela Silva Lobato

Professora do Magistério Superior