Prática da disciplina Gestão de Arquivo é realizada no Departamento de Educação a Distância

Idealizado pela professora Inajara Viana, uma turma do curso de tecnologia em secretariado realizou uma ação  prática da disciplina Gestão de Arquivos, sobre a classificação e seleção dos documentos. Essa ação tem por objetivo demonstrar aos alunos como são realizados o trabalho de manuseio de documentos visando o seu arquivamento.

A Professora Inajara relata: “que a ação será um trabalho que durará três semanas e será realizado uma mini tabela de temporalidade dos arquivos, um protótipo, vamos dizer assim, o tempo é um pouco curto e vamos ver o que dar para fazer”.

A Gestão de arquivos refere-se ao processo de administrar e organizar documentos, registros e informações de uma organização de forma eficiente e eficaz ao longo do seu ciclo de vida. Esse ciclo de vida inclui a criação, armazenamento, recuperação, manutenção, e eventual descarte ou arquivamento dos documentos conforme necessário.

O objetivo principal da gestão de arquivos é garantir que as informações sejam gerenciadas de maneira adequada, permitindo o acesso rápido e fácil quando necessário, enquanto também assegura a conformidade com regulamentações legais e padrões de governança da informação.

Os alunos com essa ação verão que uma gestão eficaz de arquivos não apenas aumenta a eficiência operacional de uma organização, mas também contribui para a transparência, prestação de contas e tomada de decisões informadas.

Fotos da ação realizada com a participação dos discentes.