DOCENTES DO CURSO

Professora do Magistério superior

Maria da Conceição da Silva Cordeiro

Biografia

Professora e pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Política (UNIFAP) e Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestrado em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisadora do Centro de Estudos Religião, Religiosidades e Políticas Públicas (CEPRES). Realiza atividades de pesquisa nas seguintes áreas: práticas de cura tradicional, cultura e saúde, sistemas e processos terapêuticos, humanização da atenção à saúde, medicina complementar e integrativa, métodos qualitativos de pesquisa

Pesquisa e Extensão

“Comida de ‘sustância’: práticas culturais de alimentação nas festividades do quilombo do Curiaú”, busca etnografar práticas culturais de alimentação no espaço do conhecimento popular em contexto amazônico, especificamente no quilombo do Curiaú. Apresenta a diversidade cultural e sua ancestralidade sobre hábitos, crenças e conhecimento simbolizados nos alimentos.

“Cartografia das práticas tradicionais de saúde no município de Macapá-Ap”. Busca construir uma cartografia das práticas tradicionais de saúde e cuidado a partir de um olhar etnográfico sobre territórios de práticas populares de saúde. Trata-se de identificar e compreender como se tecem as práticas tradicionais de saúde e cuidado, desvelando o universo simbólico dos curandeiros, rezadeiras e praticantes de cura popular.

Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares” –  desenvolve articulação entre a universidade e as comunidades populares, identificando, caracterizando e reconhecendo a importância dos saberes e práticas populares constituídos em comunidades amapaenses. A proposta é conhecer os saberes populares de caráter artesanal/artístico, medicinal e religioso.

Mensagem

“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.” John Dewey

Maria Cordeiro

Professora do Magistério Superior