0

UNIFAP, LABMAT/CCM e NUPHCE promovem III Seminário de História da Matemática e Ensino

       A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), o Laboratório de Ensino de Matemática do Curso de Graduação em Matemática (LABMAT/CCM) e Núcleo de História da Ciência e Ensino (NUPHCE) promovem o III Seminário de História da Matemática e Ensino, nos dias 16 e 18 de dezembro de 2019. O evento é realizado nessa terceira edição como ação extensionista do Projeto: História da Matemática sem Fronteira – PROHMAF, vinculado a Coordenação do Curso de Matemática, coordenado pela Profa Dra Eliane Leal Vasquez e Profª Solange Regina Cromianski. 

         A programação do evento contará com a apresentação de pôsteres, Mesa Temática: Reflexões sobre a atuação de acadêmicos no planejamento e ações extensionistas do PROHMAF, mediada pela Profª Dra Arthane Menezes Figueiredo, além de exposições de materiais didáticos e jogos que foram aplicados na execução das Oficinas do PROHMAF.

         O público alvo: Professores e estudantes dos Cursos de Matemática e Pedagogia, professores da rede pública de ensino e demais interessados nas discussões sobre a formação de professores para atuar na educação básica.

             Como faze sua inscrição?

             As inscrições para ouvintes serão feitas por meio de formulário online://www.even3.com.br/organizador?w=1.   Os participantes receberão certificados emitidos pela Coordenação do Curso de Matemática.

Acesse o QR code:

 

Realização:

 

 

Apoio:

 

 

Postagem: Equipe do PROHMAF.

0

Minicurso MATLAB

     MATLAB (MATrix LABoratory) trata-se de um software interativo de alta performance voltado para o cálculo numérico. O MATLAB engloba análise numérica, cálculo com matrizes, processamento de sinais e construção de gráficos em ambiente fácil de usar onde problemas e soluções são expressos somente como eles são escritos matematicamente, ao contrário da programação tradicional. 

     Tendo surgido o interesse de trabalhar com o software em sala de aula, o aluno graduando Mattheus Lustosa, sob orientação dos professores Dr Ranon de Souza Gomes e Dra. Solange Cromianski, deu o pontapé inicial no planejamento do Minicurso Estruturas de Cálculo Desenvolvidas no Software Matlab no início de janeiro de 2019.

O minicurso teve suas aulas iniciadas no dia 14 de maio e foram concluídas em 4 de junho de 2019, acontecendo todas às terças e quintas de 13:30 até às 15:20, no Bloco de Engenharia Elétrica e Ciências da Computação (DCET), no Laboratório de Computação 2, localizado na UNIFAP, tendo como público alvo graduandos, técnicos e professores internos e externos desta Instituição.

Ao início de cada aula eram apresentados todos os comandos necessários e suas funções, em seguida, um exemplo aplicado dentro do software e por fim era entregue sempre uma lista de exercícios com questões aplicadas às Engenharias, a Matemática e a Física.

 

 

 

O minicurso teve como objetivo incentivar e motivar o estudo da ferramenta, ensinando fundamentos de Cálculo e Programação em linguagem Matlab e suas funções mais relevantes para estudantes.

 

“Foi uma realização pessoal, na qual além de repassar o conhecimento que eu tinha, pude ainda aprender muito mais, evoluindo de forma significante a minha prática de ensino. A experiência que tive foi única e surpreendente, onde tivemos o total de 26 inscritos. Todos eles receberam muito bem o projeto e foram muito participativos, elogiando e até mesmo pedindo já um segundo minicurso! ” (Mattheus Lustosa) 

0

Visita da Escola Estadual Afonso Arinos de Melo Franco

No dia 22/05/2019, o Laboratório de Ensino de Matemática da Unifap juntamente com a equipe do Projeto de Extensão: História da Matemática Sem Fronteiras (PROHMAF) tiveram a honra de receber os estudantes da Escola Estadual Afonso Arinos de Melo Franco (EEAAMF), localizada no município de Santana. Os estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II que fizeram a visita a Unifap,  foram selecionados com base nas maiores notas do provão realizada no 1° bimestre de 2019.

Esta visita foi realizada como uma ação do PROHMAF, registrado sob o nº PJ037/2019 e coordenado pelas professoras Eliane Leal Vasquez e Solange Regina Cromianski, juntamente com o apoio da Coordenação Pedagógica da EEAAMF. O projeto de extensão PROHMAF está vinculado ao Curso de Graduação em Matemática e faz parte das ações do Projeto de Pesquisa: História da Matemática da Formação de Professores:  Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, registro nº PVC802/2019, coordenados pela professora Eliane Leal Vasquez, líder do Núcleo de Pesquisa História da Ciência e Ensino – NUPHCE/UNIFAP/CNPq.

Nessa visita os seguintes espaços foram apresentados aos estudantes: biblioteca central da UNIFAP, o Laboratório de Informática do Curso de Graduação em Matemática e o Laboratório de Ensino de Matemática. Na biblioteca os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer todo o seu espaço bem como as regras para o seu funcionamento. No Laboratório de Informática tiveram a oportunidade de desenvolver algumas atividades utilizando o software Geogebra, uma ferramenta computacional muito útil, de fácil acesso e gratuita. Já no laboratório de Ensino de Matemática os integrantes no projeto PROHMAF desenvolveram algumas atividades com os estudantes que envolveram: Dominó Fracionário, Torre de Hanói, Tangram, Dobradura, Jogo Cuisenaire e apresentação das moedas da revolta da cabanagem. 

Hoje foi um dia gratificante às professoras Eliane Vasquez e Solange Cromianski, bem como aos estudantes de Matemática da turma 2018, Higor Rafael Araujo Barbosa, Mylena do Nascimento Silva, Tarcísio da Silva Cambuy Israel da Silva Braga e aos colaboradores do projeto de extensão, Taila Evillin Rodrigues Lima e José Ricardo Parahuassu Smith de Oliveira. A equipe espera que outras visitas de estudantes da educação básica ocorram ainda em 2019, e principalmente, que no futuro eles possam fazer parte da Comunidade Unifapiana.

 

Postagem: Equipe do Projeto: História da Matemática na Formação de Professores: Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão

Créditos das Fotografias: Equipe PROHMAF

XIII Ciclo de Defesas de Tcc’s de Matemática

Nos dias 26 a 29 de novembro de 2018,  realizou-se o XIII Ciclo de Defesas de TCC da Matemática (CDTM), como um projeto de extensão vinculado ao Curso de Graduação em Matemática da Universidade Federal do Amapá – CCM/UNIFAP, coordenado pelo Prof. Dr Ranon de Souza Gomes e Profª Dra Solange Regina Cromianski. 

O referido evento ocorreu no Laboratório de Ensino de Matemática – LEMAT/CCM/DCET, tendo na sua programação (defesas de TCC da Graduação em Matemática e da Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio, modalidade EAD, palestras com foco em assuntos na área da Matemática Pura e Aplicada).

O CDTM é um evento que tem por objetivo divulgar os trabalhos de conclusão de curso dos acadêmicos do colegiado de Licenciatura em Matemática, bem como comunicar os resultados dos trabalhos realizados pelos acadêmicos, com orientação dos professores do CCM.

                                                                   Postagem: Equipe do Projeto: História da Matemática na Formação de Professores: Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão

0

Criação do site do Laboratório de Ensino de Matemática

O  site do Laboratório de Ensino de Matemática – LABMAT, ligado ao Curso de Graduação de Matemática/Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas foi criado em 22 de novembro de 2018, após vinte e seis anos de implementação do Curso de Graduação em Matemática da Universidade Federal do Amapá. Este site surgiu como uma ação inicial do Projeto: História da Matemática na Formação de Professores: Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão.

Assim, com o site almejamos divulgar as ações de ensino, pesquisa e extensão que são desenvolvidos no espaço físico do LABMAT, como a catalogação de materiais didáticos manipuláveis, planejamento e realização de Oficinas em Educação Matemática, Matemática Pura e Aplicada, visitas técnicas de professores e estudantes do ensino superior e educação básica, entre outras atividades.

 IMG_20181212_151816

A Profª Dra Solange Regina Cromianski, em 01 de junho de 2018, assumiu a chefia do LABMAT. Para Cromianski (2018) este espaço “tem que ser utilizado pela comunidade acadêmica de diferentes áreas do conhecimento, bem como os professores e estudantes da educação básica, já que o Curso de Graduação em Matemática atua com a formação inicial e continuada de professores”.

 

Postagem: Equipe do Projeto: História da Matemática na Formação de Professores: Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão