7ª edição da Campus Party Brasil reúne palestras, debates e oficinas sobre o mundo da Internet

NIC.br integra a programação oficial do evento com a curadoria da trilha “Segurança e Redes”, no palco Arquimedes

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) apoia a 7ª edição da Campus Party Brasil (CPBR7), uma parceria que acontece desde 2009. Este ano, a Campus Party acontece entre os dias 27 de janeiro e 02 de fevereiro, no Anhembi Parque, em São Paulo e contará com mais de 500 horas de palestras e oficinas, dezoito temáticas e treze cenários.

Profissionais de diferentes áreas do NIC.br são curadores da programação do Palco Arquimedes, em todos os dias do evento. Além disso, um estande na área de exposição permitirá aos visitantes conhecer os projetos desenvolvidos pela entidade, participar de ações interativas de divulgação e concorrer a roteadores do SIMETBox que oferecem ao usuário a medição automática da qualidade da sua conexão.

No dia 28/01, a partir das 17h, o painel “Interagindo com a justiça no combate ao crime” abordará o cenário atual de combate aos crimes cibernéticos no Brasil com a curadoria do CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), e contará com a participação de Jorilson Rodrigues e José Mariano de Araujo Filho, das polícias federal e civil, respectivamente, além do advogado especialista em tecnologia da informação, Eduardo Moreth.

No dia 29/01, a partir das 14h30, o destaque da trilha de Segurança e Redes fica por conta da Oficina e Desafio de Análise Forense, também organizados pelo CERT.br. A atividade apresentará as principais técnicas e ferramentas forenses computacionais que os participantes terão a oportunidade de praticar, além de concorrer a 01 tablet e 01 Kindle.

No dia 30/01, a partir das 14h30, acontecerá uma palestra sobre acessibilidade na web e a partir das 17h terá início o Jogo de Acessibilidade Digital. O objetivo será transmitir conhecimentos de acessibilidade na web, na medida em que os participantes jogam dados e movimentam peões para completar o percurso de um tabuleiro feito especialmente sobre o tema. Todos que participarem ganharão brindes do W3C Brasil.

No dia 01/02, a partir das 14h30, um Workshop sobre IPv6 com curadoria do CEPTRO.br (Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologias de Redes e Operações) e palestra de Alexandre Harano, Tiago Nakamura e Tuany Tabosa ensinará estudantes e técnicos como tirar a certificação gratuita de IPv6 do Hurricane Electric, além de apresentar os principais conceitos do novo protocolo.

NIC.br elaborou uma grade de palestras que oferecerá aos campuseiros uma oportunidade única de ampliar os seus conhecimentos também sobre cloud computing, custos da Internet, ataques de DDoS, OpenVAS, botnets, códigos maliciosos, carreira em segurança da informação, empreendedorismo na web, entre outros assuntos.

Para conferir a grade de palestras e oficinas que o NIC.br preparou para a 7ª edição da Campus Party Brasil, acesse www.campus-party.com.br/2014/arquimedes.html.

Para conhecer a programação completa do evento, acesse o site oficial: www.campus-party.com.br/2014/index.html.

No Twitter, acompanhe a hashtag#cpbr7.

Fonte: Imprensa NIC.br – Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR; Governo Eletrônico