Atividades Curriculares de extensão (ACEs)

O que é a atividade de extensão?

Compreende-se como curricularização da extensão, atividades acadêmicas que articulam ensino, pesquisa e extensão, de forma indissociável e que tem como objetivo principal integrar a Universidade e a sociedade, por meio de programas, projetos, cursos, eventos, prestação de serviços e registro de produtos acadêmicos. Pela resolução

As Atividades de Extensão irão fazer parte da Nova Matriz Curricular do Curso e devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) da carga horária total do Curso e deverão fazer parte da matriz curricular e do histórico curricular estudantil, conforme a Lei nº 13.005/2014 e a Resolução MEC/CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018.

Quais são as modalidades ACEs? As ACEs do Curso de Arquitetura e Urbanismo, se inserem em 5 modalidades:
1 – Programa

conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, preferencialmente de caráter multidisciplinar e integrado às atividades de pesquisa e ensino, com caráter orgânico-institucional, integração no território, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo.

2 – Projeto ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado, preferencialmente vinculado a um programa ou como projeto isolado.
3 – Curso de Extensão Curso de Extensão é entendido como conjunto articulado de ações pedagógicas de caráter teórico e/ou prático, que extrapolem as cargas horárias curriculares e que se proponham a socializar os conhecimentos produzidos na Universidade, ou fora dela, de forma presencial ou à distância, vindo a contribuir para uma melhor articulação entre o saber acadêmico e as práticas sociais.
4 – Prestação de Serviço realização de trabalho ofertado pela UNIFAP e atividade de transferência à comunidade do conhecimento gerado, incluindo-se nesse conceito assessorias e consultorias, pesquisas encomendadas e atividades contratadas e financiadas por terceiros (comunidade ou empresa), e caracteriza-se por intangibilidade, inseparabilidade e não resulta na posse de um bem.
5 – Evento ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela universidade.

Quais os objetivos das atividades de extensão?

As Atividades de Extensão têm por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio do Curso de Arquitetura e Urbanismo, seja por sua própria produção, seja pela sistematização ou pelo estudo do conhecimento universal disponível.

São objetivos específicos da extensão:

São objetivos específicos da extensão:

I. otimizar as relações de intercâmbio entre a UNIFAP e a sociedade, quanto aos objetivos institucionais (PDI);

II. aumentar a probabilidade de que as pessoas e as instituições utilizem, da melhor maneira possível, o conhecimento existente interno ao curso na realização de suas atividades;

III. avaliar as contribuições do curso para o desenvolvimento da sociedade;

IV. facilitar e melhorar a articulação do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade em geral.

Como é contabilizado o crédito das ACEs?

As ACEs do Curso, serão distribuídas na Matriz Curricular do PPC do Curso de 2 (duas) formas:

I – Unidade Curricular (Disciplina): como parte de componentes curriculares na forma de disciplina, computando carga horária das ACEs de forma integrada aos componentes, aproveitar parte da carga horária da disciplina como ‘teórica’ e/ou ‘prática’ e o restante da carga horária como ‘extensão’;

OBSERVAÇÃO: As disciplinas que serão curricularizáveis foram definidas no PPC com indicação de suas respectivas cargas horárias que serão computadas como extensão.

II – Módulo Livre: como unidade curricular específica de extensão da Matriz Curricular, denominado Atividade Curricular de Extensão (ACE), na qual será computado Carga Horária (CH) de Extensão desenvolvidas ao longo do curso pelo acadêmico.

OBSERVAÇÃO: não será contando como CH de Extensão as atividades de estágios, TCC e ACC desenvolvidas pelos acadêmicos ao longo do curso.

Como protocolar e entregar as ACEs, como módulo livre?

Para a devida solicitação de validação de Atividade Complementar (ACEs) o discente deverá seguir o passo a passo:

1º – O(A) acadêmico(a) deverá preencher o FORMULÁRIO DE REGISTRO DE ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO (ANEXO II)  para acessar Formulário)

2º – Anexar junto com a Planilha citada no 1º passo, todos os comprovantes (certificados, declarações e outros) que comprovem a realização das atividades;

3º – Enviar a solicitação de crédito de ACEs por meio de requerimento on-line;

4º – A coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo enviará o requerimento à Comissão de AC para que seja realizado a análise das ACEs;

5º – Se o parecer for positivo a Coordenação do curso irá realizar o crédito das ACEs no histórico do discente. Se indeferido, a coordenação enviará um e-mail ao aluno(a) com a justificativa e ajustes a serem realizados.

Acompanhe nossas redes sociais:

Atendimento:

Contato: