PROJETO DE ARTE NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/MACAPÁ

O Projeto de Residência Pedagógica: Rotas de Criação Educativa em Arte no Amapá é composto pelos dois cursos de formação de professores na área de Arte: Artes Visuais e Teatro e procura articular convergências entre esses dos campos de linguagem tanto na dimensão prática quanto teórica. Nesse sentido dois conceitos as áreas dos cursos de graduação: Projeto de trabalho e performance desenham um novo perfil de atuação educativa para ação docente. Isso tem em perspectiva o professor/artista e professor/pesquisador na fundamentação e qualificação de ensino de arte interseccional na atualidade.
A busca da experimentação, sensibilidade e a dimensão simbólica são os eixos substantivos que fundamentam e orientam a compreensão da área de arte com educação. Assim, o propósito educativo articula pensar, inventar e sistematizar ações educativas em arte, atinente as especificidades dos cursos de teatro e artes visuais aliado a potencialidade da materialidade da arte expressa na produção de sentidos. Metodologicamente, destacamos apreensões e acesso a dinâmica do cotidiano escolar pelo sensível e o sensório, aspectos comuns as duas linguagens e que, cada um ao seu modo, produzem e veiculam subjetividades, bem como referências identitárias e existenciais inscritas em imagéticas (imaginário, imagens, visualidades, visibilidades), e corpos que formatam e podem agenciar vidas. Nesse sentido o ensino de arte vem articular ações educativas que mergulhem em processos performativos vividos no espaço educacional. Ou seja, possibilidades de sentir ideias construindo paisagens convergentes da ação educativa em Arte: imagens, corpos e performatividades.

  • Programa de Residência Pedagógica: Rotas de Criação Educativa em Arte/ Macapá.

COORDENADORASilvia Marques (Docente do Curso de Licenciatura em Artes Visuais)

  • Programa de Residência Pedagógica: Rotas de Criação Educativa em Arte/Macapá.

COORDENADOR: Emerson de Paula (Docente do Curso de Licenciatura de Teatro)