0

09 de abril – Dia Nacional da Biblioteca

O objetivo desta data é incentivar a leitura como uma das ferramentas básicas para a educação e na formação dos indivíduos. A biblioteca é um local onde estão reunidos diferentes tipos de livros, que abrangem os mais variados assuntos e dos mais variados formatos. É um espaço essencial para a aquisição e compartilhamento de conhecimentos. A biblioteca é procurada por pessoas que desejam explorar a literatura, estudar ou trabalhar.

Outras datas relacionadas a bibliotecas:
12 de março – Dia do(a) Bibliotecário(a)
09 de junho – Dia Internacional dos Arquivos
12 de outubro – Dia Nacional da Leitura
29 de outubro – Dia Nacional do Livro

@bibliotecamazagaounifap

0

Plataforma de e-book’s “MINHA BIBLIOTECA”

Desenvolvida para ser o melhor provedor de conteúdo universitário do Brasil e a melhor solução digital de e-books para instituições de ensino superior, a MINHA BIBLIOTECA é uma plataforma digital de livros que possui um vasto acervo de títulos técnicos e científicos.
Formada por 16 grandes editoras acadêmicas e 42 selos editoriais, por meio da Minha Biblioteca, estudantes, professores e profissionais têm acesso rápido, fácil e simultâneo a milhares de títulos.
Com um amplo acervo multidisciplinar, alguns títulos que constam no PPC do Curso de Educação do Campo são contemplados na MINHA BIBLIOTECA.

Clique AQUI para solicitar o cadastro para o uso da  MINHA BIBLIOTECA.

0

Instagram da Biblioteca do Campus Mazagão

A Biblioteca do Campus Mazagão (BCM) publicou sua página no Instagram. O objetivo é aproximar o contato entre os usuários e a coordenação da biblioteca. Por meio da página é possível acessar os serviços de Solicitação de ficha catalográfica, Solicitação de declaração de adimplência (quitação), dentre outros.

O acesso ao Instagram da BCM pode ser feito através do QR code abaixo.

0

Divulgação Científica em Redes Sociais

O Grupo de Pesquisa Juventude Rural, Educação do Campo e Movimentos Sociais na Amazônia (JUREMA) apresenta a Oficina Divulgação Científica em Redes Sociais, que será ministrada por Kamila Wanderley, que é doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB).

A Oficina ocorrerá no dia 24 de julho de 2021, de 10 às 12 horas. 

Click aqui para efetuar a sua inscrição

0

Nota sobre alteração de normas da ABNT

ABNT NBR 6028-2021: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação

A nova Norma ABNT NBR 6028: Resumo, Resenha e Recensão foi publicada em 19 de maio de 2021 e atualiza e cancela a antiga Norma ABNT NBR 6028:2003. Abaixo apresentam-se as atualizações mais relevantes:

1.1 O título da norma, que antes era “Informação e documentação – Resumo – apresentação”, passou a ser “Informação e documentação – Resumo, Resenha e Recensão – apresentação”.

1.2 Houve atualização das definições dos tipos de resumo, resenha e recensão, excluindo-se a definição de “Resumo crítico”.

1.3 O uso de verbos na terceira pessoa passou de “obrigatório” para “recomendado”;

1.4 Quando o resumo estiver inserido no próprio documento, é opcional colocar a referência do próprio documento antes do resumo.

1.5 Palavras-chave devem ser separadas por ponto e vírgula (;) e finalizadas por ponto (.). Antes eram separadas por ponto e também finalizadas por ponto.

1.6 A inicial de cada palavra-chave deve ser grafada em letra minúscula, exceto para substantivos próprios e nomes científicos. Antes todas as palavras/termos eram iniciados com letra maiúscula.

Observação: A atualização das regras são válidas para o resumo em língua vernácula (idioma do texto) e também para o resumo em língua estrangeira.

ABNT NBR 6023-2018: Informação e documentação - Referências - Elaboração

A ABNT divulgou no dia 26 de agosto de 2020, a Errata 1, para corrigir erros divulgados na Norma ABNT NBR 6023 – Informação e documentação – Referências – elaboração, que serão resumidos a seguir:

2.1 Página 13, subseção 7.7.5, exemplo 6: A entrada é pelo nome do entrevistado, e os entrevistadores são citados após o título do artigo.

Como era antes:
MENDONÇA, Lenny; SUTTON, Robert. Como obter sucesso na era do código aberto. Entrevistado: Mitchekk Baker. HSM Management, São Paulo, ano 12, v. 5, n. 70, p. 102-106, set./out. 2008.

Após a correção:
BAKER, Mitchekk. Como obter sucesso na era do código aberto. Entrevistadores: Lenny Mendonça; Robert Sutton. HSM Management, São Paulo, ano 12, v. 5, n. 70, p. 102-106, set./out. 2008.

2.2 Página 27, subseção 7.13.5, exemplo 2: Após o título da entrevista, citar o nome do entrevistado e em seguida citar o nome dos entrevistadores.

Como era antes:
ANTICAST 66: as histórias e teorias das cores. Entrevistadores: Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara e Marcos Beccari. Entrevistada: Luciana Martha Silveira. [S. l.]: Brainstorm9, 31 jan. 2013. […]

Após a correção:

ANTICAST 66: as histórias e teorias das cores. Entrevistada: Luciana Martha Silveira. Entrevistadores: Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara e Marcos Beccari. [S. l.]: Brainstorm9, 31 jan. 2013. […]

2.3 Página 29, subseção 7.15, exemplo 2, enumeração com traço: O exemplo, em vez de apresentar os elementos essenciais na elaboração da referência, apresenta os elementos complementares.

Como era antes:
— Elementos essenciais

Após a correção:
— Elementos complementares

2.4 Página 29, subseção 7.15, exemplo 3, enumeração com traço: O exemplo, em vez de apresentar os elementos essenciais na elaboração da referência, apresenta os elementos complementares.

Como era antes:
— Elementos essenciais

Após a correção:
— Elementos complementares

2.5 Página 33, subseção 7.20, exemplo 1 – acrescentar o suporte de informação em que documento eletrônico se encontra.

Como era antes:
APPLE. OS X El Capitan. Versão 10.11.6. [Cupertino]: Apple, c2017.

Após a correção:
APPLE. OS X El Capitan. Versão 10.11.6. [Cupertino]: Apple, c2017. 1 CD-Rom.

2.6 Página 19, subseção 8.1.3, parágrafo – correção na redação: “idioma do documento” para “no idioma do documento”

Como era antes:
As obras resultantes de eventos (seminários, congressos, simpósios, entre outros) têm sua entrada […] local de realização e idioma do documento. O número de ocorrência deve ser em algarismo arábico, seguido de ponto.

Após a correção:
As obras resultantes de eventos (seminários, congressos, simpósios, entre outros) têm sua entrada […] local de realização e no idioma do documento. O número de ocorrência deve ser em algarismo arábico, seguido de ponto.

2.7 Página 50, subseção 8.11, exemplo 3 – indicação da edição do evento ocorre após o título do mesmo, seguido do ano e cidade.

Como era antes:
MALAGRINO, W. et al. Estudos preliminares sobre os efeitos de baixas concentrações de detergentes amiônicos na formação do bisso em Branchidontas solisianus. 1985. Trabalho apresentado ao 13º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, Maceió, 1985.

Após a correção:
MALAGRINO, W. et al. Estudos preliminares sobre os efeitos de baixas concentrações de detergentes amiônicos na formação do bisso em Branchidontas solisianus. 1985. Trabalho apresentado ao Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 13., 1985, Maceió.

2.8 Página 52, subseção 9.1, exemplo 2 – Correção na digitação, substituindo-se ”mr.” para “mar.”

Como era antes:
BRASIL. Lei nº 12.384, de 3 de março de 1998. Abre crédito extraordinário, em favor do Ministério do Desenvolvimento Agrário, no valor de R$ 210.000.000,00, para o fim que especifica. Diário Oficial: República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, ano 136, n. 42, p. 1, 4 mr. 1998.

Após a correção:
BRASIL. Lei nº 12.384, de 3 de março de 1998. Abre crédito extraordinário, em favor do Ministério do Desenvolvimento Agrário, no valor de R$ 210.000.000,00, para o fim que especifica. Diário Oficial: República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, ano 136, n. 42, p. 1, 4 mar. 1998.

Nota elaborada pelo Professor Doutor Janivan Fernandes Suassuna.

0

Publicação de livro

Lançamento do livro: Ensino, pesquisa e extensão na Reserva Extrativista do Rio Cajari

Formado por um grupo de docentes da UNIFAP/MZG, em parceria com pesquisadores de outras instituições, o NEAUNIFAP/MZG atua, de forma multidisciplinar, em dois principais eixos: Educação ambiental e Produção vegetal e animal na perspectiva agroecológica.

Para a divulgação de algumas de suas atividades, foi desenvolvido “Ensino, pesquisa e extensão na Reserva Extrativista do Rio Cajari – Ações do NEA-UNIFAP/MZG“, composto por quatro capítulos que abordam diferentes temas. Esta publicação é destinada a escolas e comunidades do campo, em especial as da Reserva Extrativista do Rio Cajari, atendidas no projeto de criação do núcleo, através de Chamada Pública do CNPq (Edital N. 21/2016).

O livro foi organizado pelas professoras Mellissa Sobrinho e Kalyne Brito, ambas do Curso de Licenciatura em Educação do CampoCampus Mazagão.

Referência:

SOBRINHO, Mellissa Sousa; BRITO, Kalyne Sonale Arruda de (Organizadoras). Ensino, pesquisa e extensão na Reserva Extrativista do Rio Cajari: ações do NEA-UNIFAP/MZG. Mazagão: [Editado pelas organizadoras], 2021. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/690. Acesso em: .

0

Atualização da norma de Resumo, resenha e recensão (ABNT NBR 6028:2021)

No dia 18 de maio de 2021 foi publicada a Segunda edição da ABNT NBR 6028: Informação e documentação — Resumo, resenha e recensão — Apresentação. O objetivo da ABNT NBR 6028 é estabelecer “os requisitos para redação e apresentação de resumos, resenhas e recensões”, e é estruturada com:

1 Escopo
2 Termos e definições
3 Regras gerais
4 Resumo, resenha e recensão

Traz ainda as seguintes definições: 

  • Resumo: apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento;
    • Resumo indicativo: trabalho que indica os pontos principais do documento sem apresentar detalhamentos, como dados qualitativos e quantitativos, e que, de modo geral, não dispensa a consulta ao original;
    • Resumo informativo: trabalho que informa finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.
  • Resenha: análise do conteúdo de um documento, objeto, fato ou evento;
  • Recensão: análise crítica, descritiva e/ou comparativa, geralmente elaborada por especialista;
  • Palavra-chave: palavra representativa do conteúdo do documento, escolhida, preferentemente, em vocabulário controlado.

Conforme a ABNT NBR 14724: Informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação, o resumo (em língua vernácula e estrangeira) é um elemento pré-textual e obrigatório em trabalhos acadêmicos.

A ABNT NBR 6028:2021 cancela e substitui a ABNT NBR 6028:2003, a qual foi tecnicamente revisada.

Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação: resumo, resenha e recensão: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021.