Atividade de campo no município de Oiapoque-AP

O Curso de Ciências Ambientais no período de 19 a 24 de agosto levou acadêmicos do 7º e 8º semestre à visita de campo no município de Oiapoque, que teve como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer importantes símbolos históricos amapaenses, entender as complexas relações transfronteiriças entre o Brasil e França e os problemas ambientais. Participaram do projeto 5 professores (Dra. Claudia Chelala, Dr. Marcelo Oliveira, Dra. Julieta Bramorski, Msc. Charles Chelala e Msc. Regina Célis) e 35 acadêmicos. Na visita aos municípios do Amapá, Calçoene e do Oiapoque os acadêmicos se depararam com grandes desafios para carreira ambiental. Na programação da semana visitaram no município do Amapá a Base Área, em Calçoene o sítio Arqueológico e no Oiapoque o Museu Kuahi, a área do lixão, a aldeia indígena do Manga, a empresa de produção de energia solar Voltaica, a ponte Binacional, tiveram palestra no campus da UNIFAP sobre os desafios da Fronteira com os Professores Eduardo Margarit e Otavio Landin.

O acadêmico Anaxy Breno diz que “viemos ricos de conhecimento“; e Juliana Nunes em agradecimento expressou que “essa viagem serviu para mostrar que a cidade do Oiapoque tem muitos valores e que tirou o medo do que escutava sobre o município, o campo lhe deu oportunidade de aprender mais”.

Para os Professores organizadores disseram que a academia deve estar mais presente na realidade dos municípios, essa iniciativa de campo nos três municípios foi transformadora onde os alunos conseguiram entender o desafio para o profissional de Ciências Ambientais e perceberam o quanto o nosso Estado precisa de profissionais para atuarem nos diversos fenômenos sociais, econômicos e ambientais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.