Postagem original de ASCOM/UNIFAP – todos os créditos reservados em https://www.unifap.br/unifap-recebe-doacao-de-carro-laboratorio-eletrico-do-grupo-equatorial/
A pesquisa “Análise diagnóstica da qualidade da água subterrânea proveniente de poços consumida pela população do município de Macapá (AP)”, vinculada ao curso de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Amapá (Unifap), recebeu na última quarta-feira, 24 de julho, a doação de um carro-laboratório elétrico do Grupo Equatorial, concessionário da distribuição de energia elétrica e de água e saneamento no estado. A entrega foi realizada em frente ao prédio da Reitoria, no campus Marco Zero do Equador, na capital amapaense.
A doação faz parte de uma parceria entre as instituições para possibilitar a realização de um diagnóstico da qualidade da água subterrânea proveniente de poços em Macapá (AP). As amostras de água serão coletadas in loco, em poços individuais de diferentes residências. As análises físico-químicas e microbiológicas da água subterrânea dos poços amostrados serão realizadas em campo e no Laboratório de Química, Saneamento e Modelagem Ambiental (Labqsamb), do Curso de Ciências Ambientais da Unifap.
“Em março de 2023, o pessoal do laboratório da Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) veio até a Unifap para uma palestra no Curso de Ciências Ambientais. Após, iniciamos uma conversa sobre uma possível parceria entre o Labqsamb e a CSA. No mês de julho de 2023 houve um evento da CSA e participei como convidada da mesa redonda, onde retomamos o assunto da parceria. Foram agendadas diversas reuniões após isso, até obtermos estes contratos de parceria”, explica a coordenadora da pesquisa, Profa. Dra. Karina Cardoso Valverde.
O evento de quarta-feira teve a participação do pró-reitor de Cooperação e Relações Interinstitucionais, Prof. Dr. Antônio Gemaque Neto, que representou a Reitoria da Unifap. Em seu discurso, ele enfatizou a importância de parcerias entre instituições públicas e privadas para a realização de pesquisas e projetos. “Esse projeto é muito importante, ele vai atingir tanto nossos pesquisadores como nossos estudantes, nosso corpo técnico também, e a sociedade em geral”, afirmou.
Em seu discurso, o diretor do Departamento de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Dmad) da Unifap, Prof. Dr. Marcelo Oliveira, agradeceu os esforços da gestão da Universidade para que a cooperação fosse estabelecida. “A gente também agradece ao Grupo Equatorial por ter confiança na Universidade. Um viés de uma instituição de ensino é levar o seu conhecimento à sociedade, a fazer a extensão, a pesquisa, e esse projeto envolve tudo isso”, afirmou.
O superintendente comercial de Energia e Saneamento do Grupo Equatorial, Heberle Lopes, declarou que era uma satisfação para o Grupo Equatorial poder participar dessa cooperação, através dos projetos ‘É+ Mobilidade’ e ‘É+ Saúde’. “A coleta da água do poço que a população consome irá gerar dados e a gente possa fazer a devida conscientização e, através de políticas públicas, levar uma transformação para que as pessoas receber em suas casas uma água de qualidade”, aditou.
Além do carro elétrico, que será utilizado como laboratório móvel para coleta e análise da água em poços residenciais da capital amapaense, a parceria entre a Unifap e o Grupo Equatorial prevê a doação de insumos e equipamentos laboratoriais e o pagamento de bolsas de pesquisa para cinco acadêmicos de Ciências Ambientais, selecionados por meio de edital de seleção.
Sobre a pesquisa
A pesquisa denominada “Análise diagnóstica da qualidade da água subterrânea proveniente de poços consumida pela população do município de Macapá (AP)” realizará a análise diagnóstica da qualidade da água subterrânea proveniente de poços e consumida pela população do município de Macapá (AP).
“Considerando que a qualidade da água é de interesse da população em geral e interfere diretamente na saúde pública, o diagnóstico da água coletada possibilitará identificar se a água está própria ou imprópria para o consumo. Em Macapá, 45,6% da população ainda não tem acesso à água tratada, o que faz com que muitas residências utilizem poços, sendo esses considerados como importante fonte de abastecimento hídrico na região”, observou a Profa. Dra. Karina Valverde.
As amostras de água serão coletadas em poços individuais de diferentes residências localizadas no município de Macapá, seguindo procedimentos que garantam amostras seguras para as análises. As análises físico-químicas e microbiológicas da água subterrânea dos poços amostrados serão realizadas em campo e no Labqsamb. A pesquisa avaliará os seguintes parâmetros de qualidade: cor aparente, turbidez, cloro residual livre, ferro, manganês, nitrito, nitrato, pH, coliformes totais e a presença da bactéria Escherichia coli. A duração da pesquisa será de julho de 2024 a julho de 2025.
*Fotos: José Eduardo Lima (Assesp/Unifap) e Ana Carolina Brazão (Bolsista Assesp/Unifap)