NOTA DE REPÚDIO

O Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Federal do Amapá vem a público apresentar a nota de repúdio contra o recente pronunciamento do Ministro da Educação em um infeliz ataque e desmerecimento da área das Ciências Humanas.

Entendemos que a sociedade é construída em sua plenitude por diversos ramos de conhecimento, sempre interligados e complementares, sendo todos eles importantes para o desenvolvimento intelectual como um todo. Não há profissionais mais importantes que outros, não há privilégios de segmentos perante outros, não importa o cenário social que a nação esteja enfrentando.

Precisamos sim desenvolver e fomentar a saúde, as tecnologias, as engenharias, mas isso não significa sacrificar o conhecimento dos filósofos, cientistas sociais, sociólogos, historiadores, geógrafos e demais áreas das Ciências Humanas. Não se trata aqui de política, e sim enfatizar o saber, o conhecimento, a reflexão,  o ensino, a aprendizagem, a intelectualidade, adjetivos esses que foram essenciais e indispensáveis para nos reconhecermos hoje como seres humanos desenvolvidos, sociais e pensantes.

 

 

Departamento de Filosofia e Ciências Humanas

Deixe um comentário