Nota do Colegiado de Relações Internacionais

No dia 23 de junho de 2022, o colegiado do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Amapá se reuniu, e demonstrou preocupação com o calendário eleitoral aprovado pela Comissão de Consulta Prévia para as eleições ao cargo de reitor neste ano. As preocupações maiores giram em torno do curtíssimo prazo para debates e campanha, que tem apenas cinco dias, que coincidem com a última semana do semestre letivo de 2021.2, e a data de realização da consulta no último dia do semestre letivo. A última semana letiva costuma ser uma época em que a universidade se encontra esvaziada, com discentes que já concluíram as suas avaliações muitas vezes viajando de férias, e com docentes e técnicos sobrecarregados com a finalização do semestre letivo. Portanto, a realização de debates, campanha e das eleições na última semana do semestre letivo significa o esvaziamento do processo eleitoral para o cargo mais importante desta instituição de ensino superior, revestindo-se de caráter notadamente antidemocrático.

Além disso, em pesquisa realizada pelo Centro Acadêmico de Relações Internacionais do Amapá (CARIAP), nossos estudantes demonstram preocupação com esse prazo por não conhecerem as chapas, suas propostas, e por considerarem as datas para debates, campanha e para a votação exíguas e inapropriadas. 94,7% dos nossos estudantes gostariam de uma prorrogação da data para debates e campanha dos candidatos à reitoria. Além disso, demonstraram diversas dúvidas sobre quem são os candidatos, suas propostas, e sobre o procedimento eleitoral. Ao serem indagados a respeito de suas dúvidas sobre o processo eleitoral, algumas respostas foram bem comuns: ‘Quais são os pré-candidatos e suas propostas?”; “Todas possíveis. Começando que eu achava que a eleição só seria depois das férias…”; “Quais são os candidatos a reitoria?”; “Pautas dos candidatos”; “como e onde votar”; “Sobre o processo em si; datas; debates; período”.

Como pode ser percebido através das respostas dos nossos estudantes, eles não estão suficientemente informados sobre o processo eleitoral, e consideram que o calendário eleitoral aprovado pela Comissão de Consulta Prévia não fornece tempo o suficiente para estarem informados a respeito. Sendo assim, o Colegiado do curso de Relações Internacionais demanda à Comissão de Consulta Prévia a alteração do calendário eleitoral para as eleições para a reitoria, tendo em vista os danos à própria gestão democrática da universidade que este calendário nos impõe.

Colegiado de Relações Internacionais.