SUPADH mobiliza comunidade universitária e organizações da sociedade civil para composição de Comissão Permanente de Ações Afirmativas da UNIFAP

A comissão terá como foco a discussão e avaliação de políticas de ações afirmativas e direitos humanos da Universidade Federal do Amapá.

A Superintendência de Políticas Afirmativas e de Direitos Humanos (SUPADH) iniciou o envio de convites a representações de estudantes e de servidores docentes e técnicos da Unifap, bem como de organizações e segmentos organizados da sociedade civil, para composição da Comissão Permanente de Ações Afirmativas (CPAA).

A primeira reunião da CPAA está prevista para acontecer na primeira semana do mês de abril. Na ocasião, serão ouvidas as sugestões e ideias destes setores para construção da política institucional de direitos humano da Unifap.

Para a superintendente da SUPADH, Profa. Dra Nelma Nunes da Silva, a reunião com a Comissão Permanente é necessária para que os representantes dialoguem sobre as necessidades de suas comunidades, bem como venham sugerir, acompanhar e avaliar as políticas e ações geridas pela Superintendência.

‘’Todas as populações que representamos na SUPADH terão seus respectivos representantes dentro da comissão, dessa forma, o estabelecimento de uma rede de apoio, a defesa dos direitos humanos, a elaboração de políticas afirmativas e o enfrentamento na Universidade vão ser todos feitos de acordo com essa comissão permanente e representativa’’, conta a superintendente.

A Comissão Permanente de Ações Afirmativas (CPAA), de composição paritária e caráter consultivo, é composta por servidores docentes e alunos, além de membros de Órgãos públicos, Organizações não-Governamentais, movimentos sociais, redes e articulações civis.

A estruturação da comissão foi pensada para garantir, obrigatoriamente, um representante de cada população atendida pelas políticas de direitos humanos da UNIFAP: população indígena, quilombola, população negra (pretos e pardos), população LGBTQIA+, pessoas com deficiência (PcD), populações do campo e pessoas em situação de deslocamento forçado ou migrantes internacionais.

Conheça a SUPADH

A SUPADH é um órgão permanente criado para inserir a UNIFAP em uma agenda
de formulação, implementação e avaliação de políticas universitárias de direitos
humanos.

A Superintendência tem como missão formular e auxiliar na execução de ações na
área de ensino, pesquisa e extensão que busquem promover direitos humanos de
grupos destinatários da política de ações afirmativas da Unifap como negros,
indígenas, quilombolas, povos ribeirinhos e do campo, população LGBT, pessoas
em situação de deslocamento forçado e migrantes e pessoas com deficiência.

Contato:

Email: superintendencia.direitoshumanos@unifap.br

Local de funcionamento da SUPADH:

UNIFAP: Prédio da reitoria (Primeiro andar – sala ao lado da Assessoria de
Comunicação).

Conheça as redes sociais da SUPADH:

Instagram: supadh_unifap